• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Veja vídeo: presidente do PSL em Jaguaquara, na Bahia, denuncia falta de leitos em unidade de saúde para pacientes com Covid-19

Veja vídeo: presidente do PSL em Jaguaquara, na Bahia, denuncia falta de leitos em unidade de saúde para pacientes com Covid-19

Prefeitura afirmou que UPA fechada vai se transformar em Centro de Contingenciamento para vítimas do vírus

Por Da Redação
Às

Veja vídeo: presidente do PSL em Jaguaquara, na Bahia, denuncia falta de leitos em unidade de saúde para pacientes com Covid-19

Foto: Reprodução/ Blog Marcos Frahm

Em um vídeo que circula das redes sociais, o presidente do PSL (Partido Social Liberal), na cidade de Jaguaquara, na Bahia, e pré-candidato a prefeito do município de Vale do Jiquiriçá, Pedro Bernadino, denunciou a falta de leitos e respiradores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Entroncamento que, segundo ele, encontra-se pronta e apta para receber os equipamentos, mas a unidade de saúde continua fechada. 

"Nem o governo do Estado, nem a prefeitura resolve a situação. Os recursos federais estão chegando e nenhuma providência foi tomada. Nenhum respirador, nenhum leito para os pacientes de Covid-19. Pedimos ao presidente da República [Jair Bolsonaro] socorro, ao vice-presidente [Hamilton] Mourão que nos ajude", pediu. 

O vídeo ainda conta com moradores e representantes dos setores econômicos do município que reforçam o pedido de Bernadino e reiteram que a UPA está construída há cinco anos, mas que até o momento a população não utilizou os serviços pelo fato de nunca ter sido inaugurada. 

O comerciante Marcos Lisboa, que também fez parte do vídeo, acusou que as verbas não estão sendo repassadas aplicadas na cidade, já que, segundo ele, faltam respiradores, testes e kit de medicamentos para o tratamento inicial da doença. "Venho pedir, presidente, olhe por nós, por essa cidade que está ao nosso redor. As pessoas que estão trabalhando que estão tentando ajudar a nossa população, mas por falta desses recursos que não estão sendo repassados, estamos passando por dificuldades", comentou.

"Salientamos que a lei orgânica do município está sendo rasgada e que o artigo 196 da Constituição está sendo violado porque saúde pública e atenção básica para pacientes com a Covid-19 não existe em Jaguaquara e esse é um dever do município", finalizou o líder Bernadino.

Procurada pelo Farol da Bahia, a Prefeitura de Jaguaquara informou que a Unidade de Pronto Atendimento-UPA instalada no Distrito da Cidade (Entroncamento de Jaguaquara) foi construída há três anos e não foi inaugurada ainda por falta de recursos, mas "que diferente das demais espalhadas em todo o país sem funcionamento, o equipamento de Jaguaquara está em perfeito estado, devidamente cuidado". 

Por meio de nota, a gestão ressaltou ainda sobre uma possível negociação com o Estado da Bahia, que por causa da pandemia de Covid-19 "solicitou as instalações da UPA para criar um Centro de Contingenciamento para atender pacientes com coronavírus e integrantes do território do Vale do Jiquiriçá. A solicitação foi prontamente atendida pela Gestão, encaminhada e aprovada pelo poder legislativo", afirmou ao completar os valores que serão utilizados: "Para esse funcionamento, o município de Jaguaquara fará um aporte financeiro mensal de 100 mil reais, que somados aos 220 mil que serão repassados pelo estado ao consorcio de saúde, possibilitará  a contratação de uma Organização Social para gerir o centro de contingenciamento."

Em defesa das acusações, a prefeitura salientou que "partem de um grupo de pessoas que já evidenciou nas redes sociais a intenção para pré-candidatura para as eleições 2020."

Também procurada, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, por meio de nota, que desconhece as informações divulgadas no vídeo e que "todos os recursos federais destinados aos municípios são devidamente repassados pelo Estado da Bahia."

Veja o vídeo:
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.