Veja Video:Cidadão denuncia cracolândia sem isolamento
Cenas pesadas mostram que usuários de drogas não tem proteção

Foto: Reprodução
Diante da pandemia de corona vírus e ao fato de ser o epicentro dela, o estado de São Paulo conta com o maior número de casos em todo o Brasil, sendo a capital paulista o maior foco. O isolamento social foi convocado pelo governador João Doria (PSDB) e pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), onde a população chegou a ser monitorada por empresas de celulares que mostravam se a população paulistana estavam saindo do isolamento e se movimentando pelas ruas da capital.
O governador Doria orientou a polícia e a Guarda Municipal a prenderem pessoas que desobedecessem o isolamento, o que ficou público com o caso da professora que foi algemada por estar passeando sozinha em uma praça. Indignado com as atitudes do governador, e, no caso, do prefeito também, um cidadão filmou o movimento no local conhecido como "cracolândia", onde centenas de usuários de drogas ficam agrupados e formam aglomeração sem controle.
No vídeo, é possível notar que o entorno do local está completamente vazio, uma vez que com as lojas fechadas e a restrição de acesso imposta pelo confinamento, impede que o movimentado centro da cidade paulista, tenha pessoas, que não os usuários de drogas, circulando por lá.
Procurada pelo Farol da Bahia, a prefeitura de São Paulo informou que está oferecendo acolhimento, atendimento e orientações aos usuários de álcool e outras drogas na região e em toda a cidade. Nas abordagens, os assistentes sociais reforçam os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus e convidam as pessoas para se dirigirem a um equipamento público, visto que a Administração não pode obrigar a aceitar. Na região da Nova Luz, as equipes socioassistenciais continuam realizando abordagens e as pessoas que aceitam acolhimento são levadas em veículos até o SIAT II- Glicério.
Também procurada, o Governo de São Paulo afirmou que "a Polícia Militar atua diariamente na região da Nova Luz e realiza policiamento, inclusive, com pontos de estacionamento em locais estratégicos". Confira a nota completa abaixo:
A Polícia Militar atua diariamente na região da Nova Luz e realiza policiamento, inclusive, com pontos de estacionamento em locais estratégicos. Além disso, a instituição analisa constantemente as denúncias de moradores e índices criminais para reorientar o patrulhamento e traçar novas ações de combate à criminalidade. As polícias também prestam apoio a equipes municipais de saúde e assistência social. A Polícia Civil investiga a venda de drogas, furtos e roubos na área em viaturas caracterizadas e descaracterizadas. As operações realizadas na região nos últimos anos resultaram em 3.301 suspeitos presos ou apreendidos, mais de 1,1 tonelada de drogas apreendidas e 1.197 celulares recuperados até março.
Desde o início da pandemia a PM tem orientado o público sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus e a importância do isolamento social. Esse trabalho é feito por meio de alertas sonoros emitidos pelas viaturas em patrulhamento, com a distribuição de cartilhas informativas sobre a Covid-19 e, desde a última terça-feira (11), em parceria com a Vigilância Sanitária, visitando estabelecimentos para informar os proprietários acerca da quarentena. A atuação é focada na orientação ao público e nenhuma prisão relacionada a este tema foi efetuada pela corporação.