Vencedor do prêmio Nobel está preso e pode não saber da premiação
Ales Bialiatski é um dos principais opositores do presidente de Belarus,

Foto: Reprodução / Redes sociais
Um dos três vencedores do Nobel da Paz, o ativista de Belarus Ales Bialiatski, está preso e pode nem sequer saber sobre a premiação realizada nesta sexta-feira (7). Segundo a sua esposa, Natallia Pinchuk, um telegrama foi enviado, mas não há garantias de que a prisão irá notificá-lo.
"Eu enviei um telegrama a ele hoje, e acho que eu não fui a única. Talvez repassem essas mensagens para ele e ele fique sabendo sobre o prêmio, eu espero que sim", disse Pinchuk à agência de notícias Reuters.
Bialiatski está preso desde o ano passado. Ele é um dos principais opositores do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, um forte aliado do líder russo, Vladimir Putin, e frequentemente acusado de perseguir e prender opositores e de violar os Direitos Humanos no país.
Após o anúncio do prêmio, os organizadores do Nobel pediram que as autoridades do país soltem o ativista.
A porta-voz da oposição de Belarus Pavek Latushko, disse que Bialiatski está atualmente preso "em condições desumanas". E afirmou no que o Nobel reconheceu "todos os presos políticos em Belarus".
Bialiatski foi também um dos fundadores do movimento democrático que surgiu em Belarus em meados da década de 1980. Em 1996, ele criou a Viasna em resposta às polêmicas emendas constitucionais que deram a Lukashenko poderes ditatoriais e que desencadearam manifestações generalizadas.