Vendas de carros novos cresceram em meio à pandemia, diz Fenabrave

Apesar dos números trimestre foi mais fraco em relação a 2020, diz entidade

Em meio à crescente onda de fechamentos como medida para conter a segunda onda da COVID-19 as vendas de veículos seguiram crescendo em março. 

Mesmo com lockdown em vários estados incluindo a Bahia e também a falta de componentes que paralisam a produção, março teve crescimento de 8,26% no emplacamento de veículos sobre o mesmo período do ano passado. Todavia, as vendas dos três primeiros meses do ano registraram queda de 6,55%, ante o mesmo período do ano passado. Os dados são da Fenabrave e já mostram os impactos negativos da falta de peças e componentes nas fábricas de veículos em todo o país. Atualmente 28 fábricas passam por alguma paralisação ou interdição, ainda que parcial, por conta da pandemia do COVID-19.

Vendas totais 

Ao todo, o mês passado teve 269.944 unidades comercializadas, contra 249.357 unidades licenciadas em março de 2020. O março de 2021 foi melhor do que fevereiro deste ano, que teve 242.066 unidades negociadas. Com isso, representa alta de 11,52%.

Em relação aos três primeiros meses do ano, foram vendidas 786.083 unidades, ante 841.173 unidades de janeiro, fevereiro e março de 2020. Com estes dados, a entidade divulgou que março passado está na 15º posição e o acumulado do trimestre está na 14º, no ranking histórico de vendas criado desde 1957.

Fator COVID-19

Segundo a Fenabrave a pandemia de COVID-19 é um fator determinante para os números negativos. Por conta disso, há paralisação de fábricas por falta de componentes, além do lockdown. Com isso, os estoques que eram volumosos, atualmente não existem nem nas concessionárias e nem nos pátios das empresas, o que prejudica a oferta de veículos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[“Gordinha” de Eliana Kertész recepciona passageiros no Aeroporto de Salvador ]

Inspirada na escultura de "Salomé”, peça celebra os vinte anos da obra original 

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!