Vendas de veículos ficam estáveis mas no acumulado sobem 9,9%

Queda de 0,3% em relação a julho é pontual por conta de um dia útil a menos, diz entidade

[Vendas de veículos ficam estáveis mas no acumulado sobem 9,9%]

Dados divulgados nesta semana pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos mostram que as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 9,9% entre os meses de janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do saldo positivo, no mês passado foram vendidas 243 mil unidades de veículos, queda de 0,3% em relação ao mês anterior, o que a Anfavea qualificou como “normal” uma vez que o mês de julho teve menos um dia útil. 

 

Os dados da Anfavea mostram que o mercado automotivo teve o melhor mês de agosto em cinco anos com média diária de 11 mil veículos vendidos por dia.

 

O Farol da Bahiaouviu Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, que comentou a redução sensível ao comentar que o ajuste se deve ao fato de que “Muitas fábricas estão se preparando para grandes lançamentos no segundo semestre, mas o setor como um todo tem números bem favoráveis especialmente pelo acumulado do ano onde mais de 2 milhões de veículos já foram produzidos”.

 

O segmento dos caminhões e ônibus também cresceu na análise de agosto em relação a julho com a venda de 9,4 mil unidades no mês, 5,5% a mais que no mês de julho e um crescimento de 26,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano as vendas já avançaram 41,4%, o que a entidade considera um crescimento “robusto” após cinco anos de sucessiva crise. 

 

Argentina prejudica exportações 

 

Apesar da recuperação do mercado interno com demanda mais alta, a crise na Argentina l tem derrubado os números de exportação. No segmento dos automóveis em agosto 36,7 mil unidades foram vendidas no mercado externo, redução de 12,8% em relação ao mês de julho e no acumulado do ano uma redução de 37,9% no volume de unidades enviadas para outros países. 

 

“ A Argentina continua sendo um desafio para a indústria automobilística nacional pois embora tenhamos crescido nas exportações para países como Colômbia e México eles são significativamente menores em termos de mercado quando comparados com a Argentina” disse Moraes.

 

Investimentos

 

O presidente da Anfavea também destacou os avanços das negociações com a União Europeia e a projeção de impostos regressivos após a implantação do acordo. No final, ponderou: “Precisamos reduzir o custo Brasil para ontem, fazer as reformas estruturais, eliminar entraves de exportações, burocracias, taxas  e ineficiência na logística e infraestrutura”.

 

Segundo o o presidente da Anfavea, as montadoras estão “fazendo sua parte” ao investirem em novos produtos atualizados com o que existe em países desenvolvidos. “As indústrias já seguem o conceito da indústria 4.0, estamos alinhados com o padrão internacional de produção”, destacou. 

 

Mais crédito 

 

Moraes também projeta que a redução da taxa Selic pode melhorar as taxas de financiamento do credito direto ao consumidor (CDC) com mais prazo e maior tomada de crédito, além da liberação de parte do FGTS, podem melhorar o cenário interno. “Há um otimismo moderado pois estamos falando de um patamar baixo como os de 2014 mas há bons números no mercado interno, no segmento de caminhões e ônibus, e pontos de atenção como o conflito entre Estados Unidos e China e o controle cambial na Argentina”, finalizou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Alta da renda tira 20 milhões de situação de insegurança alimentar]

Estudo indica que reduziu-se de 65 milhões para 45 milhões o total de pessoas em insegurança alimentar moderada

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!