Vendas do comércio varejista na Bahia crescem de abril para maio
Estado porém, registrou a 2ª maior queda do país frente a maio de 2021

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Em maio de 2022, as vendas do comércio varejista na Bahia cresceram frente ao mês anterior (1,6%), na série com ajuste sazonal. Este foi o primeiro crescimento para o setor no estado após duas retrações consecutivas: -1,1% entre fevereiro e março e - 0,2% entre março e abril. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.
O desempenho do varejo baiano entre abril e maio (1,6%) foi o 8º melhor entre as 27 unidades da Federação. No Brasil como um todo, as vendas variaram positivamente em 0,1%, com altas em 18 estados. Os maiores avanços ocorreram em Minas Gerais (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%) e Roraima (3,8%). Por outro lado, as maiores quedas foram registradas em Rondônia (-2,8%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Tocantins (-2,1%).
No Brasil como um todo, houve leve queda (-0,2%), porém 15 unidades da Federação registraram índices positivos. As maiores altas foram verificadas em Roraima (11,0%), Alagoas (9,7%) e Mato Grosso do Sul (7,9%).
Com a retração apresentada em maio, as vendas do varejo baiano acumulam queda de -3,7% nos primeiros cinco meses de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. A Bahia apresenta a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-5,5%).


