Vendas do varejo na Páscoa crescem 4,6% na comparação com 2022, aponta ICVA
Alta foi puxada pelo segmento de supermercados, que aumentou 21,7% ante o ano passado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O faturamento do varejo durante o período da Páscoa deste ano foi 4,6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O aumento, no entanto, não é corrigido pela inflação e ficou abaixo da variação de preços no período, que foi de 5,36% nos 12 meses até 15 de março, conforme o dado mais recente da prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A maior alta foi puxada pelo segmento de supermercados, que aumentou 21,7% nas vendas de Páscoa. No varejo alimentício especializado, categoria que inclui as docerias e lojas de chocolate, o avanço foi de 4,9%.
O levantamento, estimado a partir das vendas dos mais de 1 milhão de varejistas credenciados pela operadora de máquinas de cartão, leva em consideração o volume de vendas, a cada ano, ao longo de toda a semana que compreende o feriado da Páscoa (de 3 a 9 de abril, no caso de 2023).