Vendas em shoppings crescem 34,8% no 1° trimestre, segundo levantamento
Setor teve primeira alta após sequência de desempenhos negativos devido à pandemia de covid-19

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
As vendas nos shoppings centers cresceram 34,8% no primeiro trimestre de 2022, segundo o balanço trimestral da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Descontando a inflação, a alta foi de 22,2%.
Resultado positivo foi o primeiro desde 2019, quando foi registrado um crescimento de 8,5%. Depois disso, a pandemia de covid-19 foi responsável pelo desempenho negativo nos anos de 2020 e 2021, com quedas de 9,1% e 25,9% nas vendas.
Apesar de todas as regiões do Brasil terem registrado esse crescimento, o levantamento destaca a região Norte, com crescimento de 42,7%, e Sudeste, de 38,1%, que ficaram acima da média nacional. O Centro-Oeste apresentou alta de 32,9%, enquanto o Nordeste avançou 31,6% e o Sul, 28,5%.
O fluxo de visitantes nos centros de compras também apresentou alta. Devido, principalmente, ao avanço da vacinação, aumentou 22,3% em janeiro, 24,2% em fevereiro e 153% em março, comparando com os mesmos meses de 2021.


