Vendas no comércio varejista da Bahia apresentam crescimento de 2,1% em 2019
O resultado é o maior em quatro anos consecutivos e supera a média nacional

Foto: Agência Brasil
As vendas no comércio varejista da Bahia registrou um crescimento de 2,1% em 2019 em comparação com 2018. O resultado é considerado como o maior em quatro anos consecutivos e supera a média nacional, que obteve resultado de 1,8% em 2018.
O crescimento foi baseado nos dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de dezembro, divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre os setores de venda que contribuíram para o resultado estão: as vendas de imóveis e eletrodomésticos e de combustíveis. O primeiro segmento registrou 8,7% de variação positiva, o terceiro crescimento anual consecutivo. Em seguida, a venda de eletrodomésticos, com alta de 10,3% e a de móveis com 4,9%.
Já a venda de combustíveis, obteve crescimento de 6% depois de quatro anos seguidos em queda. O segmento foi uma das principais influências negativas para o varejo baiano em geral.
Já os segmentos que mais registraram queda em 2019 estão as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-45,4%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-15,8%).
CNC prevê crescimento de 5,3% das vendas do varejo em 2020
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no varejo ampliado terá um crescimento estimado em 5,3% este ano. No ano passado, o número foi de 1,8%.
Já no varejo restrito, exceto os setores automotivos e de materiais de construção, a previsão é de alta de 3,5%.