Vendas no varejo baiano voltam a crescer em julho após queda no mês anterior
Combustíveis e vestuário puxaram para cima o indicador

Foto: Reprodução / Freepik
As vendas do varejo baiano voltaram a crescer (2,4%) de junho para julho após queda (-4,1%) registrada na passagem do mês anterior. É o que revela a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento é o terceiro melhor resultado entre os estados, abaixo apenas de Mato Grosso (5,4%) e Rio de Janeiro (2,7%), e está acima da média nacional (1,0%). Segundo o IBGE, foi ainda o melhor desempenho do varejo baiano desde 2006, quando as vendas haviam crescido 3,3% na passagem de junho para julho.
Neste mesmo período, apenas 6 dos 27 estados brasileiros tiveram quedas nas vendas. Amazonas (-1,9%) e Roraima (-1,6%) foram os estados com maior recuo.
Quando a comparação é com o mesmo mês de 2018, as vendas do comércio no estado também registram aumento (3,5%). No entanto, abaixo da média nacional (4,3%), mas o desempenho foi o melhor para um mês de julho na Bahia desde 2012 (9,6%).
Nesta comparação, as vendas do varejo recuaram em apenas 3 dos 27 estados: Piauí (-15,3%), Ceará (-1,4%) e Sergipe (-0,1%). Os maiores aumentos foram no Amapá (24,2%) e Amazonas (17,9%).
Com os resultados do mês de julho, as vendas do varejo baiano seguem em alta tanto no acumulado no ano de 2019 (1,1%) quanto no acumulado em 12 meses (1,0%). Os dois resultados estão, porém, um pouco abaixo dos verificados no Brasil como um todo (1,2% e 1,6%, respectivamente).
Atividades
O bom resultado das vendas do varejo baiano nesta última relação foi o resultado de avanços em 5 das 8 atividades do comércio, puxadas por combustíveis e lubrificantes (17,9%) e tecidos, vestuário e calçados (11,2%).
Os segmentos com quedas nas vendas continuam liderados por livros, jornais, revistas e papelaria (-48,1%). Em seguida vieram as vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-26,9%).
O segmento de móveis e eletrodomésticos foi o terceiro a apresentar recuo das vendas em julho (-1,9%), mostrando o segundo resultado negativo consecutivo.
Varejo ampliado
Neste período comparativo, as vendas de veículos apresentaram o maior aumento desde 2012 (15,8%) e puxam varejo ampliado baiano para cima (6,5%). O resultado baiano ficou acima da média nacional (0,7%) e foi o segundo maior entre os estados, abaixo apenas de Mato Grosso do Sul (4,9%).