Vendas no varejo brasileiro registram crescimento de 0,7% em julho
Dados da Pesquisa Mensal do Comércio revelam aumento nas vendas, impulsionado por diversos setores

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As vendas no varejo brasileiro apresentaram um crescimento de 0,7% em julho, em comparação com o mês de junho de 2023, após permanecerem estáveis no mês anterior. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (15), a média móvel trimestral, que havia registrado uma queda de 0,2% no trimestre encerrado em junho, variou 0,1% no período entre maio e julho.
Na comparação anual, houve um aumento de 2,4%, marcando a segunda alta consecutiva nesse cenário. No acumulado do ano até julho (em relação ao mesmo período do ano anterior), o crescimento foi de 1,5%. Já nos últimos doze meses, o aumento foi de 1,6%. Esses resultados superaram as expectativas do mercado, que estimava um aumento de 0,5% na comparação mensal e de 2% na anual, conforme a mediana das estimativas da Bloomberg.
Cristiano Santos, gerente da pesquisa, destaca que o crescimento observado se assemelha ao cenário de março, em termos de estabilidade, mas ainda não configura um crescimento pronunciado. Quatro das oito atividades avaliadas registraram crescimento no mês. O setor de Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação teve a maior expansão, com 11,7%. A atividade, que apresenta grande volatilidade em 2023, é influenciada por fatores como o câmbio e mudanças na política de importação.
Outro destaque foi o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, com expansão de 8,4%. Esse setor vinha de um desempenho negativo nos últimos meses, influenciado pela crise contábil de grandes cadeias. Hipermercados, que representa mais de 45% da pesquisa, também teve um aumento de 0,3%. Apesar de modesta, essa expansão, somada ao crescimento do mês anterior, levou o setor de alimentos a um aumento de 1,7% no bimestre, após uma queda em maio. O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados teve a maior queda, com -2,7%, seguido por Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com -2,6%. Móveis e Eletrodomésticos (-0,9%) e Combustíveis e Lubrificantes (-0,1%) também registraram variações negativas em julho.
No comércio varejista ampliado, que inclui mais três atividades, os setores de Veículos e Motos, Peças e Atacado de Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentaram expansão, com 9,8% e 19,6% respectivamente. O segmento de Material de Construção teve uma variação de -0,3%. Com isso, o volume de vendas do indicador teve uma retração de 0,3% na comparação mensal. A média móvel trimestral foi de 0,2%, enquanto o acumulado no ano é de 4,3%. Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado acumula um crescimento de 2,3%.
Na comparação interanual, o setor cresceu 6,6% em julho de 2023 em relação a julho de 2022. Os dados ficaram abaixo das estimativas da Bloomberg, que calculavam uma queda de 0,1% na comparação mensal e um aumento de 7,1% na anual.