Vendas online superam a dos shoppings centers durante a pandemia, revela estudo
As vendas e-commerce chegaram a marca de R$ 260 bilhões

Foto: Reprodução/R7
Em meio a pandemia, as vendas do comércio eletrônico superaram as dos shoppings centers no Brasil. De acordo com um estudo da gestora Canuma Capital, no ano passado, as vendas online chegaram a marca de R$ 260 bilhões, um avanço de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019, antes da pandemia.
Como mostra o estudo, os shoppings faturaram cerca de R$ 190 bilhões em 2019 e a previsão é que tenham fechado 2021 em R$ 175 bilhões, considerando as mesmas lojas. A gestora afirma que os dados não mostram uma tendência de perda da relevância dos shoppings no varejo brasileiro. Mas revelam o desafio de solidificar ainda mais a digitalização das vendas, um processo já em curso.
Glauco Humai, presidente da Abrasce, associação que representa os shoppings no Brasil, diz que ver o avanço do e-commerce com neutralidade. Segundo ele, não é possível dizer o quanto das vendas online partiram da própria estrutura dos shoppings, seja uma venda feita pelo WhatsApp ou pela própria plataforma digital do varejista.
Além disso, as lojas físicas também atuam como uma vitrine para os produtos e fazem parte, assim, da jornada da venda, afirma. “Cada vez é mais difícil de se separar o que é venda online da offline”, diz. De acordo com o executivo, a aposta dos shoppings, que já vem antes da pandemia, inclui a convergência dos canais de venda.
Segundo Humai, a compra em si tem se tornado uma commodity, algo que já fez com que os shoppings se ajustassem para serem centros de serviços e facilitadores para a compra por parte do cliente. “E, na pandemia o valor do ponto físico, para contato do cliente com a marca e produto, ficou ainda mais evidente".