Venezuela realiza eleições legislativas neste domingo (6)

Pleito será marcado por acusações de fraude e boicote da oposição

Por Da Redação
Ás

Venezuela realiza eleições legislativas neste domingo (6)

Foto: Roman Camacho/NurPhoto/Getty Images

A Venezuela realiza neste domingo (6) eleições para a Assembleia Nacional, que mais uma vez estará sob acusações de fraude e boicote dos partidos de oposição ao presidente Nicolás Maduro. O bloco, com 27 partidos, justifica a ausência afirmando que as autoridades eleitorais foram nomeadas pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), de tendência governista. 

Mais de cinco milhões de cidadãos estão aptos a votar, mas o voto não é obrigatório na Venezuela e é esperado que os níveis de abstenção sejam altos devido à pandemia. A Assembleia Nacional, presidida por Juan Guaidó (que não concorre à reeleição) é o único setor do governo não comandado por aliados de Maduro, mas desde 2017 está praticamente sem poderes, já que o Supremo Tribunal a declarou em desacato e posteriormente anulou todas as decisões. 

Além das 167 cadeiras já existentes, foram criadas mais 110 vagas pelo novo Conselho Eleitoral Nacional, elevando a 277 o número de deputados que serão eleitos, com posse prevista para janeiro de 2021. Os candidatos à Assembleia Nacional são eleitos por dois sistemas, voto nominal e voto por lista.

Dos 277 deputados, 48% serão escolhidos por voto nominal direto, conquistando a vaga por maioria simples. Os outros 52% serão eleitos de acordo com a ordem estabelecida pelos próprios partidos em listas nacionais e regionais. Por esse sistema, quem alcança primeiro o coeficiente termina eleito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário