Verdes Marias levam moda regenerativa e sustentabilidade ao TikTok Awards 2025!

Homenageadas na categoria #PorUmMundoMelhor, criadoras transformam o tapete da premiação em manifesto ambiental

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Verdes Marias levam moda regenerativa e sustentabilidade ao TikTok Awards 2025!

Foto: Irmãs Maria Carolina Moraes, Mariana Moraes e Maria Clara Moraes Divulgação

Vestindo biotêxteis de algas, seda produzida pela agricultura familiar, redes de pesca retiradas do oceano e acessórios feitos a partir de resíduos reaproveitados, as fundadoras do Verdes Marias transformaram o tapete do TikTok Awards 2025 em uma extensão de sua mensagem ambiental. Cada peça usada pelas irmãs reforçou, na prática, os princípios da economia circular, do reaproveitamento de materiais e da valorização de processos regenerativos.

O movimento Verdes Marias é idealizado pelas irmãs Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que incentivam práticas sustentáveis a partir de microrrevoluções. No TikTok, elas acumulam quase 600 mil seguidores e estão prestes a alcançar 10 milhões de curtidas, com vídeos que somam milhões de visualizações.

A irmã mais velha, Mariana, usou um vestido criado a partir de redes de pesca retiradas do oceano, criado pela artista Nara Guichon. O visual foi complementado por colar feito de pneu, pulseira de papel reciclado, bolsa produzida com sobras de tecido de terno e pneus, além de anéis desenvolvidos com sobras de embalagens de shoyu. Todos os acessórios  foram criados pela designer Luly Vianna.

Maria Carolina vestiu uma peça Flavia Aranha com impressão botânica de urucum sobre organza e musseline. O urucum utilizado é da cooperativa Empório do Cerrado, enquanto a seda foi produzida no Vale da Seda, em Maringá (PR), por meio da agricultura familiar. O look foi complementado com anel feito de sachê de mostarda reaproveitado, pulseiras e brinco de palha e colar de capim dourado. 

Maria Clara, a mais nova das irmãs, também usou um vestido da estilista Flavia Aranha, desenvolvido a partir de biotêxtil de algas com fios de algodão, criado em parceria com o designer colombiano David Cabra. Os acessórios, também criados pela designer Luly Vianna, incluíam pulseiras de latão, anel feito de fita K7, brincos de látex e bolsa de palha. 

Premiação 

Na noite do dia 11 de dezembro, aconteceu em São Paulo (SP) o TikTok Awards 2025, premiação que reconhece os maiores criadores da plataforma. A cerimônia contou com apresentações musicais e a divulgação dos homenageados escolhidos por voto popular em 11 categorias. Em #PorUmMundoMelhor, a votação celebrou criadores que inspiram transformações socioambientais por meio de seus conteúdos, entre eles, o Verdes Marias.

“Ver uma plataforma grande como o Tiktok dando luz ao tema da sustentabilidade é de uma alegria imensa e também um termômetro de como o tema está se expandindo nas redes sociais” destaca Mariana Moraes, cofundadora do Verdes Marias. 

Além do Verdes Marias, também foram homenageados Ale Souza, Jairo Bouer, Mari Pavan e We’e’ena Tikuna. Todos abordam temas socioambientais e promovem diálogos diversos. O conteúdo das irmãs trata de assuntos em destaque, como as discussões da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), compostagem urbana, vegetarianismo e redução do uso de plásticos.

Neste ano, o Verdes Marias tornou-se parte dos Agentes do Verificado, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) em colaboração com a Purpose e em parceria com o TikTok, que tem o objetivo de combater a desinformação sobre mudanças climáticas e disseminar conteúdos relevantes sobre o tema. 

Episódios ensinam microrrevoluções

Juntas, as irmãs criaram o podcast infantil Contos da Capivara, que ensina sustentabilidade para crianças e suas famílias de forma prática e lúdica. Neste ano, novos episódios foram lançados, como “O Serrote fugitivo”, “A Gotinha”“Luna Amiga das Aves” e “Pura Energia”, inspirados nas histórias vencedoras de um concurso nacional promovido pelo Verdes Marias. Todas as histórias reforçam como as narrativas fortalecem vínculos familiares com a natureza.

A Capivara Clara conduz e interage nas histórias. Os episódios mostram que simples atitudes, como economizar água e energia elétrica, proteger e conservar espécies de animais e plantas e cuidar de resíduos fazem a diferença e representam uma grande oportunidade, pois as mudanças no cotidiano levam a impactos coletivos. Em “A Gotinha”, a pediatra Martina Kirst, de Porto Alegre (RS), conduz uma viagem imaginária sobre o ciclo da água e a importância da conservação dos recursos naturais. 

Já “Luna Amiga das Aves” é uma história da engenheira ambiental Laís Lage, de Salvador (BA), e fala sobre a importância da liberdade das aves e o combate ao tráfico de espécies silvestres, mostrando que cuidar dos animais é também cuidar de nós mesmos. Em “Pura Energia”, o uso consciente dos recursos e a busca por fontes limpas de geração energética é o assunto principal abordado. 

Crianças como protagonistas

As irmãs acreditam no poder das pequenas ações diárias, que somadas geram resultados positivos, e reforçam que as crianças são protagonistas dessas mudanças. As histórias do Contos da Capivara são infantis, mas também ensinam os adultos, que podem (e devem) ouvir juntos com as crianças. Mesmo com a linguagem leve, formato lúdico e personagens divertidos, os ensinamentos trazem conhecimento para a família inteira. Ao todo, já foram lançadas 20 histórias sobre os temas como compostagem, economia circular e cuidado com os animais.

“As crianças são muitas vezes a porta de entrada de mudanças de comportamento dentro das casas, queremos aproveitar esses pequenos e pequenas ouvintes a influenciarem seus pais com hábitos que olham para a sustentabilidade”, afirma Mariana, do Verdes Marias.

A primeira infância é o momento de formação de hábitos, que tendem a acompanhar a vida adulta. Pais e responsáveis, como principais referências, exercem papel central nesse processo. Quando o aprendizado é compartilhado, os laços familiares e o sentimento de proteção também se fortalecem.

A Capivara é pop — escute a Clara!

Contos da Capivara é um podcast de contos infantis sobre sustentabilidade e meio ambiente que inspira mudanças de hábitos nas famílias por meio de microrrevoluções. As histórias abordam temas como o lixo, a poluição, as mudanças climáticas, o cuidado com a água, a importância de fontes de energia limpa e o respeito aos animais — sempre com leveza e encantamento. Cada episódio é narrado pela personagem Clara, a capivara, e traz dicas práticas de atitudes sustentáveis para o dia a dia.

As gravações, trilhas sonoras e edição ficaram a cargo do Ser-Tão Estúdio, sob a condução de André Balboni. A vinheta conta com música de Nando Vicencio e voz de Marina Siqueira. A direção artística é assinada por Flávio Ermírio.

Os episódios do Contos da Capivara estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como o Spotify e o YouTube. Saiba mais em @podcast_contosdacapivara, verdesmarias.eco.br/contos-da-capivara e em https://www.tiktok.com/@verdesmarias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.