Vereador de São João de Meriti é solto após pagar fiança
Parlamentar havia sido detido durante operação contra avanço do Comando Vermelho na Baixada Fluminense

Foto: Divulgação
O vereador Marcos Henrique Matos de Aquino (Republicanos), mais votado em São João de Meriti na última eleição, foi liberado na tarde de sexta-feira (14/11) após pagar fiança. Ele havia sido preso em flagrante por porte ilegal de arma durante uma ação da Polícia Civil contra a expansão do Comando Vermelho na Baixada Fluminense. Informações da colunista Mirelle Pinheiro, da Metrópoles.
Marcos Aquino não estava entre os investigados, mas acabou detido ao aparecer de carro na área onde os agentes realizavam buscas por seu irmão, Luiz Aquino, que é suspeito de integrar o grupo ligado ao Comando Vermelho. Luiz não foi encontrado durante a ação.
A detenção ocorreu durante mais uma etapa da Operação Contenção, que mobilizou equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). As ações se concentraram na Bacia do Éden, no Castelinho e em áreas próximas, com objetivo de enfraquecer o grupo responsável por instalar barricadas e tentar ampliar o domínio da facção na região.
Ao todo, oito pessoas foram presas na operação. O vereador, após pagar a fiança estipulada, responderá ao processo em liberdade.


