Veto de Lula a PL da Dosimetria pode impactar indicação de Messias ao STF
Segundo um senador aliado do presidente, o veto de Lula poderia ter sido realizado de maneira parcial para poder evitar rusgas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Lideranças de partidos do Centrão e até a base do governo no Senado Federal consideram que o veto integral do presidente Lula ao PL da Dosimetria poderá prejudicar mais a indicação do ministro da AGU, Jorge Messias, ao STF. As informações foram divulgadas pela colunista Milena Teixeira, do Metrópoles.
De acordo com investigação da coluna com pelo menos três lideranças, a avaliação é de que uma série de senadores têm familiaridade com a discussão relacionado a diminuição das penas envolvendo os atos de 8 de janeiro e que, diante disso, a ação do petista pode ser mal recebida no Congresso.
Segundo um senador aliado do presidente, o veto de Lula poderia ter sido realizado de maneira parcial para poder evitar rusgas.
“Se ele vetasse uma parte, ficaria mais fácil para o Messias. Vetando integralmente, vai pesar mais”, afirmou o parlamentar à coluna.
Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se encontraram no Palácio da Alvorada nas vésperas das comemorações de Natal.
De acordo com parlamentares do Governo, os dois tiveram um encontro "formal" e não chegaram a tratar da indicação de Messias para o Supremo. Contudo, senadores disseram que a reunião pode ter aberto caminho para retomada do diálogo entre os líderes.
As divergências envolvendo Lula e Alcolumbre tiveram início depois da indicação de Messias ao STF, em 25 de novembro de 2025. Na época, o chefe do Senado defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.


