Vexame! Bahia é derrotado pelo River-PI e é eliminado da Copa do Brasil
Tricolor joga mal e deixa competição de forma precoce

Foto: Victor Costa / River AC
Em duelo fraco, o Bahia sofreu um grande baque na temporada ao perder por 1 a 0 para o River-PI, pela primeira fase da Copa do Brasil, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (5), no estádio Albertão, em Teresina. Com o resultado, o Tricolor foi eliminado ainda na primeira fase da competição.
Apesar do empate parcial, o Tricolor jogou melhor a etapa inicial e teve boas chances de ir para o intervalo com triunfo parcial. Mais presente no campo de ataque, marcação eficiente e com boa troca de passes, não demorou para que o time baiano tomasse conta da partida em poucos minutos.
Aos nove minutos, a marcação na saída de bola do River-PI funcionou e o Bahia recuperou a bola com Flávio, após escorregão do zagueiro e tocou para Gilberto ficar cara cara, e finalizar cruzado no canto e exigir uma bela defesa do goleiro Mondragon.
Em nova pressão na saída de bola, o Bahia chegou com perigo novamente aos 12 minutos, quando Gilberto pressionou a saída de bola, recuperou a posse driblou o zagueiro, mas na hora de chutar, finalizou nas redes pelo lado de fora.
Finalizar com eficiência foi um fundamento que o Tricolor fez de forma muito equivocada. Além das oportunidades claras que teve, também desperdiçou outras não tão perigosas, graças ao estado ruim do gramado do Albertão.
A falta de qualidade técnica do River-PI contribuiu para que o Bahia administrasse a partida. A equipe piauiense abusava dos lançamentos e chutões e não demonstrava ter consciência do que fazer com a bola após ter a posse. As chegadas ao ataque eram em erros do Bahia. Jogadas criadas não existiram.
Na segunda etapa, o campo foi mais protagonista que o jogo apresentado pelas duas equipes. O estado do gramado comprometeu o andamento da partida, mas tanto Bahia quanto River-PI fizeram uma partida muito ruim, pegada, faltosa e de pouca intensidade. Além do mais, os chutões, bicos para frente e lançamentos sem objetividade tomaram conta do jogo.
A melhor oportunidade do Tricolor na partida aconteceu aos 18 minutos, quando Juninho Capixaba foi acionado pela lateral, entrou na grande área e cruzou para Gilberto, pressionado pela zaga, finalizar para fora com muito perigo.
No mais, a partida seguia truncada, com muitos erros de passe e constante bate, rebate entre os jogadores dos dois times. O jogo se caminhava para um 0 a 0, quando o River surpreendeu nos minutos finais.
Aos 42 minutos, Jean Natal cobrou falta para dentro da área, a bola passou por vários jogadores e passou por baixo do goleiro Douglas, entrando para o fundo do gol. Tento que decretou a classificação do time piauiense, apesar da pressão do Tricolor até o apito final.
Aos 49 minutos, Rossi ainda teve a bola do empate nos pés, de frente para o gol, o atacante chutou alto, mas a bola bateu no travessão. O placar já estava definido e não foi mais modificado.
Análise do Bahia na partida
Foi a pior apresentação do Bahia com time principal na temporada. A equipe até começou bem a partida, mas no decorrer do jogo, caiu de produção. O gramado foi sim um adversário a mais, só que não pode servir como justificativa para a péssima atuação nesta noite.
O Tricolor foi uma equipe previsível em boa parte do jogo, pecou muito nas finalizações e não conseguiu se impor diante de um adversário com qualidade técnica muito inferior e que, praticamente foi inofensivo em toda partida, quase não dando trabalho ao gol de Douglas. Jogou o básico para avançar de fase e só. Em nenhum momento teve o merecimento para sair com triunfo, a derrota caiu como um verdadeiro balde de água fria.
Copa do Brasil requer que o time saiba atuar em campos com condições adversas e torcidas hostis, mas sobretudo, é necessário que a equipe faça o próprio jogo para ter chance de vencer o adversário, por mais fraco que ele seja. Hoje o Bahia falhou e decepciona a torcida logo na primeira fase. Pelo futebol apresentado, realmente não fez por merecer uma classificação.