• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vice-presidente dos EUA viaja para América Latina para estancar crise migratória

Vice-presidente dos EUA viaja para América Latina para estancar crise migratória

Kamala Harris assume tarefa que já foi de responsabilidade de Biden durante a gestão Obama

Por Da Redação
Ás

Vice-presidente dos EUA viaja para América Latina para estancar crise migratória

Foto: Reprodução/InfoMoney

A vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris faz na Guatemala e no México sua primeira viagem internacional no cargo nesta segunda (7) e terça-feira (8). A visita faz parte dos esforços para tentar conter o fluxo migratório dos países do chamado Triângulo Norte da América Central (Guatemala, El Salvador e Honduras) pela fronteira americana com o México. No entanto, o principal objetivo não é debater os desafios na divisa.

O foco das visitas é abordar as causas que levam milhares de pessoas a abandonar seus lares em busca de oportunidades nos EUA. Na Guatemala, Kamala se reúne nesta segunda com líderes comunitários e empresários e mantém um encontro bilateral com o presidente Alejandro Giammattei.

No México, país com o qual os EUA mantêm fortes laços econômicos, a vice-presidente se reúne na terça com o presidente Andrés Manuel López Obrador e se encontra com empreendedoras e trabalhadores antes de voltar aos EUA no mesmo dia, de acordo com os assessores citados pela imprensa americana.

O presidente Joe Biden encarregou Kamala de liderar os esforços diplomáticos para a região em março, quando as travessias da fronteira dispararam por conta do contingente de migrantes represado pós-Donald Trump e suas políticas rigorosas anti-imigração.

De acordo com os dados da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, 173.348 migrantes foram detidos ao tentar cruzar a fronteira sem documentos, o maior total em 20 anos. Também cresceu o número de crianças e adolescentes desacompanhados, que tiveram de ficar em abrigos durante semanas: 18.960, ou mais de 60% acima do recorde anterior de 11.494, em maio de 2019. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.