• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: advogada Lalesca Moreira fala sobre racismo estrutural em episódio do Podomblé

Vídeo: advogada Lalesca Moreira fala sobre racismo estrutural em episódio do Podomblé

Advogada compartilhou experiências e disse que vestir-se de branco se tornou símbolo de identidade profissional

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: advogada Lalesca Moreira fala sobre racismo estrutural em episódio do Podomblé

Foto: FB Comunicação

A advogada Lalesca Moreira é a convidada do episódio do podcast Podomblé, que vai ao ar nesta segunda-feira (26), às 18h, que discute o tema “Vestir a Fé no Tribunal: Lalesca Moreira Enfrenta o Racismo Estrutural”.

Com apresentação de Adriano Azevedo, o episódio fala das experiências de uma mulher negra e de candomblé que desafia padrões dentro do sistema judiciário. 

“Eu sou reconhecida nos lugares, né? A advogada que veste branco, sou reconhecida. Ah, tem esse nome. A advogada, a doutora que veste branco”, contou Lalesca. “As pessoas nem perguntam mais meu nome, sabe? É a doutora que veste branco. Virou minha identidade visual, né? Minha identidade profissional, melhor dizendo.” 

Mas o destaque visual que afirma sua fé e identidade também atrai olhares de julgamento. “Também tem as pessoas que olham torto, né? Que olham torto, que questionam”, relatou. 

Ela compartilhou um episódio recente: “Hoje mesmo eu passei por uma situação que eu estava almoçando, fui almoçar. Eu no caixa, pra pagar o almoço, uma mulher entra no restaurante e me pergunta se eu sei o valor da água com gás. Eu falei assim: ‘não, meu amor, eu não sei qual é o valor da água com gás. Inclusive, eu ia te perguntar também’. Aí ela: ‘me desculpa’.” 

E os casos de discriminação não param por aí. “Como também já aconteceu em situação de advocacia, de não deixarem eu ir conversar com meu cliente, porque não acreditaram que eu era advogada”, lembrou Lalesca, ao evidenciar o racismo estrutural que ainda persiste nos espaços de poder. 

Veja um trecho: 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.