Vídeo: "As pessoas não sabem que na Bahia se faz transplantes", diz coordenadora da Central Estadual de Transplantes da Bahia

Regina Vasconcelos participou do podcast Podomblé nesta segunda-feira (11)

[Vídeo:

FOTO: Reprodução

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes da Bahia, Regina Vasconcelos, participou de episódio do podcast Podomblé, realizado pela FB Comunicação, onde falou sobre a importância da doação de órgãos e afirmou que o processo é totalmente ''seguro e sistemático'' sendo impossível ''burlar a fila''. 

''Não existe nada em relação a burlar a fila ou a lista de espera, é um processo que se encontra no sistema. Eu posso até ter um parente aguardando por um transplante, mas não tenho como fazer com que ele seja transplantado mais rápido porque é tudo sistematizado e seguro'', afirmou. 

Regina comentou ainda sobre as dificuldades de se abordar o tema do transplante na Bahia, e que alguns médicos sequer sabem que é feito esse procedimento no estado.

''Tem alguns médicos que nem sabem que aqui nós fazemos transplante, é por isso que deve ser divulgado e falado. Se a própria equipe de saúde não sabe, a própria sociedade cria um mito em relação a doação'', disse.

O tema do transplante foi bastante debatido na web, quando um jovem denunciou que espera há dois anos para receber um rim, e criticou o procedimento realizado em Fausto Silva ou ''Faustão'', por ter conseguido realizar o procedimento de forma tão rápida.

Após a repercussão do vídeo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo emitiu uma nota afirmando que por Faustão ter sido submetido a um transplante de coração há 6 meses, ele teria prioridade para realizar o procedimento. 

Assista a declaração:

 


Comentários