Vídeo: "Nenhuma religião é contrária a doação de órgãos", afirma Regina Vasconcelos

Coordenadora da Central de Transplantes da Bahia foi uma das convidadas do episódio do Podomblé desta semana

[Vídeo:

FOTO: Farol da Bahia

Regina Vasconcelos, coordenadora da Central de Transplantes da Bahia, afirmou na última segunda-feira (11), durante o podcast Podomblé, produção da FB Comunicação, que nenhuma religião proíbe a doação de órgãos, mesmo esse sendo um dos motivos pelos quais familiares não permitem o procedimento.  

“Não tem nenhuma religião que seja contrário à doação, porque a doação, na verdade, o ato de doar é o ato de fazer o bem, fazer o bem ao outro, e todas as religiões têm a base, o objetivo maior é fazer o bem", afirmou. 

“Então, essa questão é uma das causas de recusa familiar, que nós temos um índice elevado, mas inclusive já está até melhorando. Em janeiro, nós tivemos 26 doações, um índice bem superior aos outros anos,” acrescentou. 

Outro motivo para a recusa da doação, apontado por Regina, é o desejo das pessoas de manterem o corpo "íntegro" e serem sepultadas do jeito que “veio”. 

“Uma das causas da recusa é o corpo íntegro. A pessoa justifica que não deseja doar, porque deseja ser sepultado como veio. E por que não fazer o bem? Muitas vezes a morte é pela questão violenta, precisa ir para o Instituto Médico Legal, precisa ser examinado e por que não fazer? Esse corpo de qualquer maneira ele não vai ser sepultado como veio. Então um ato de doar é um ato de extrema generosidade,” completou.

Confira mais no vídeo abaixo:

 


Comentários