Vídeo: Bahia quebra tabu, vence Náutico e vira líder da Série B; veja o gol do triunfo

Tricolor joga com homem a menos em boa parte do jogo e aguenta pressão do Timbu até o fim

[Vídeo: Bahia quebra tabu, vence Náutico e vira líder da Série B; veja o gol do triunfo]

FOTO: Bruno Queiroz/EC Bahia

O Bahia quebrou um longo tabu. Na noite desta sexta-feira (15), o Tricolor bateu o Náutico por 1 a 0, no estádio dos Aflitos, em Pernambuco, pela 2ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, o Esquadrão venceu o Timbu pela primeira vez na competição e de quebra, ainda assumiu a liderança, com seis pontos. Já os pernambucanos amargam a lanterna, com nenhum ponto somado.

Foi uma primeira etapa morna e sem superioridade para nenhum dos dois lados. O Náutico até teve mais posse de bola e permaneceu por mais tempo no campo de ataque, mas com trocas de passes sem muita objetividade, pouco conseguiu assustar o gol do Bahia. Já o Tricolor fez toda sua partida focada em contra-ataques, o que se afunilou mais após ter ficado com um homem a menos logo cedo.

O Bahia conseguiu abrir o placar aos 11 minutos. Em contra-ataque em velocidade, Vítor Jacaré deu bom passe para Douglas Borel dentro da área, que dominou, virou o corpo e soltou uma bomba para o fundo das redes do Náutico. Muita comemoração, mas o lateral acabou passando do ponto. Como já tinha amarelo e tirou a camisa na comemoração, foi expulso, e o Tricolor ficou com 10 homens em campo.

Com um a mais em campo, o Náutico tentou rapidamente tirar a vantagem do Bahia do jogo. Aos 18 minutos, Jean Carlos recebeu passe na entrada da área e disparou um chutaço no canto, mas o goleiro Danilo Fernandes se esticou e fez linda defesa para impedir que a bola fosse para as redes.

Apesar da desvantagem numérica, o Bahia ainda teve a chance de ampliar o marcador. Aos 23 minutos, em novo contra-ataque em velocidade, Vítor Jacaré ficou em boa condição para marcar, mas bateu no centro do gol e facilitou a defesa de Lucas Peri.

O Náutico pressionou bastante o Bahia no campo de defesa até o fim da primeira etapa, mas não conseguiu chegar perto de igualar o marcador antes do apito final do árbitro decretando o intervalo.

O Bahia ainda poderia ter ampliado o marcador se não fosse o erro de arbitragem. Aos 47 minutos, Marco Antônio recebeu lançamento em profundidade e mandou a bola para o fundo do gol, mas a bandeirinha apontou impedimento inexistente do lance.

No retorno para a segunda etapa, o Náutico voltou com uma postura mais ofensiva, e frequentemente avançando ao campo de ataque, mas seguia sem a mesma competência para criar perigo ao gol de Danilo Fernandes. Como o Bahia estava com um homem a menos, preferiu se conter na defesa e não se arriscar ao ataque.

O jogo ficou em igualdade numérica aos 25 minutos da segunda etapa. Djavan fez falta dura em Emerson Santos e recebeu vermelho direto. Com isso, Bahia e Náutico ficaram com 10 homens em campo cada.

O Náutico ainda chegou a ter boa chance aos 34 minutos. Jean Carlos cobrou falta com muita categoria, mas o goleiro Danilo Fernandes fez linda defesa e espalmou a bola.

O Timbu voltou a assustar o gol Tricolor em nova cobrança de falta. Aos 47, Jean Carlos disparou um foguete em cobrança de falta, mas novamente parou na bela defesa de Danilo Fernandes.

Foi pressão até o fim dos pernambucanos para cima do Bahia, mas em um jogo impecável, o Tricolor conseguiu resistir as investidas dos donos da casa e saíram com triunfo no fim.

Análise do Bahia na partida:

A expulsão logo cedo impediu que o Bahia pudesse desenvolver um jogo mais equiparável e equilibrado diante do Náutico. O Tricolor abriu o placar logo cedo e deu até indícios de que poderia fazer um jogo mais ofensivo, mas a atitude do jovem Douglas Borel, que se resume a uma mescla de inexperiência e irresponsabilidade, afetou diretamente o estilo de jogo do time.

Apesar das limitações, há de se destacar a boa partida defensiva do Bahia. Desde os 13 minutos da primeira etapa com um homem a menos, o time precisou mudar a formação e a leitura de jogo de Guto Ferreira foi muito importante para que o time suportasse a pequena pressão do Náutico e conseguisse sair com o triunfo.

Confira o gol do jogo:


Comentários