Vídeo: de biquíni e sujo de lama, humorista chama atenção para péssimas condições de desvio na BR- 101
Desde a interdição parcial da ponte sob o Rio Jequitinhonha, o desvio tem sido utilizado por veículos de grande porte

Foto: Reprodução
O humorista Nica Batista decidiu denunciar as péssimas condições do desvio da Veracel, na BR-101, no trecho do sul da Bahia, usando biquíni e tendo o corpo sujo de lama. No vídeo, publicado nas redes sociais no sábado (25), um caminhão aparece atravessado na pista cheia de lama, devido a fortes chuvas, enquanto Nico afirma que um motorista quase morreu no local. A publicação viralizou no domingo (26).
"Estamos aqui no desvio da Veracel, onde o governador disse que ia asfaltar enquanto não resolve o problema da pista. Estamos aqui para mostrar o que está acontecendo com o povo. Quase que um caminhoneiro morreu e deixou uma família", disse.
Desde a interdição parcial da ponte localizada sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itaperi, em maio, veículos de grande porte têm utilizado os desvios nas estradas da região sul do Bahia. A situação se torna mais complicada em dias de chuvas, devidos aos buracos e lamas, o que causa engarrafamentos e interrupções.
O desvio do Varacel, especificamente, abrange as rodovias estaduais BA-274, BA-658, BA-275 e BA-687. Dos aproximadamente 75km de extensão, cerca de 50km ainda não foram pavimentados.
No mês de maio, a federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), apontou que as condições da via impacta a vida dos moradores, bem como no escoamento de produções e o turismo na região.
"A região impactada reúne cerca de 70 municípios e mais de 2 milhões de habitantes, com forte presença de cadeias produtivas como cacau, café, leite, mamão, banana, pecuária de corte, pescados e mariscos. Também abriga indústrias de papel, celulose, móveis e frigoríficos, além de cidades turísticas como Porto Seguro e Arraial d’Ajuda", esclareceu a entidade.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desde de fevereiro de 2025, obras emergenciais tem sido realizadas na via para garantir a trafegabilidade.
Construção de uma nova ponte
A construção da nova ponte foi apontada como necessária pelo DNIT há cinco meses para a segurança dos motoristas. Em julho de 2025, foi autorizado o desenvolvimento dos projetos de engenharia para a nova travessia no KM 661 da BR-101.
Com investimento de aproximadamente R$ 104,7 milhões do Governo Federal, os trabalhos tem prazo contratual e execução de um ano a partir da emissão da decretação de emergência.
Na última semana, um requerimento de autoria do deputado federal Neto Carletto (Avante) foi enviado ao DNIT. O documento solicita informações sobre a ponte e as medidas para garantira a segurança na região.


