Vídeo: deputado diz que voto de Fux traz “esperança” às defesas de Bolsonaro
Para André Fernandes, declaração pode abrir precedentes para revisão do julgamento no STF

Foto: Reprodução
O deputado federal André Fernandes (PL) afirmou, nesta quarta-feira (10), que o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus traz “esperança” e que as defesas dos acusados podem pedir revisão com base nas declarações do ministro.
“De fato, não estava sendo um julgamento jurídico e sim um julgamento político. E hoje nos encheu de orgulho o ministro Fux ao declarar e deixar isso aberto a todo mundo. [...] Fux nos traz uma esperança. Por mais por mais que não haja um pedido de vista e que logo se encerre esse julgamento, abre precedentes sim, para que as defesas possam pedir revisão”.
Fux afirmou, durante seu voto, que o Supremo não tem competência para julgar o caso, alegando que os réus são pessoas sem prerrogativas de foro privilegiado e que, se ainda assim coubesse ao STF realizar o julgamento, seria mais adequado que ocorresse em plenário do Supremo, com 11 ministros.
O parlamentar elogiou a atuação do ministro e reforçou que a Primeira Turma do STF não deveria prosseguir com o julgamento, previsto para encerrar na sexta-feira (12).
“[...] Ou vai para a primeira instância ou vai para o plenário do Supremo Tribunal Federal. E assim os demais ministros terão direito de colocar, demonstrar, expressar o seu voto sem cerceamento da liberdade de expressão dos próprios ministros do STF. já que Bolsonaro está sendo julgado enquanto presidente, todo o plenário do Supremo Tribunal Federal pode, sim, julgar e declarar o seu voto”, concluiu.