Vídeo: Dia dos Professores é marcado por atos pró-Lula na Bahia

Estudantes e professores ocuparam as ruas das três maiores cidades da Bahia neste dia 15

Por Kaylane Matos
Às

Atualizado
Vídeo: Dia dos Professores é marcado por atos pró-Lula na Bahia

Foto: Reprodução

Estudantes, professores e entidades sindicais foram às ruas nesta quinta-feira (15), Dia dos Professores, em ato unificado da campanha pró-Lula em apoio à reeleição do presidente Lula (PT ) e em defesa da educação em cidades da Bahia.

Em Salvador, a mobilização começou no Salão Nobre da Reitoria com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinicius David, docentes, estudantes, figuras públicas e a sociedade cívil. Em seguida o movimento partiu da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, seguindo em direção à Praça Castro Alves. 

A mobilização foi convocada pela Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE)

O ato tem ainda a presença confirmada do artista baiano O Kanalha, que puxará um arrastão do Campo Grande ao destino final da mobilização. 

A atividade integra a série de mobilizações políticas de apoiadores da reeleição do presidente Lula em torno do segundo turno das eleições em Salvador e em diversas cidades do interior da Bahia. 

Ato em Feira de Santana

Na segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, a caminhada "Bora Lula" se concentrou em frente ao Mercado de Arte, no centro da cidade. 

Além dos estudantes, a Associação das e dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), movimentos sociais, entidades sindicais e diversas categorias de trabalhadores ocuparam o Centro de Feira de Santana levantando bandeiras pela defesa da educação, da universidade pública, saúde e Justiça Social. 

Entre as figuras políticas presentes no ato estavam o deputado federal Zé Neto (PT) e o deputado estadual reeleito Ângelo Almeida (PT)

Mobilização em Vitória da Conquista

No extremo Sul da Bahia, estudantes e profissionais da educação também comemoraram o Dia dos Professores nas ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, em ato de apoio à reeleição do presidente petista, na manhã desta quinta (15).

A caminhada "Educação contra o Fascimo",  reuniu alunos da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), UFBA, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e de colégios estaduais, além da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) e vereadores da oposição local.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.