Vídeo: “Educação e distanciamento do sincretismo serão base das nossas ações”, afirma Suely de Oxun sobre o Instituto Mãe Stella
No episódio especial do Podomblé pelos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi, Suely Melo de Oxum e Adriano Azevedo detalham as diretrizes do Instituto

Foto: Reprodução/Farol da Bahia
O podcast Podomblé lançou um episódio especial em homenagem ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes lideranças religiosas e intelectuais do país, nesta segunda-feira (28). Apresentado pela fundadora da FB Comunicação, Alessandra Bastos, o episódio contou com a participação de Adriano Azevedo — host do programa e sobrinho da homenageada — e da Iyalorixá Suely Melo de Oxum.
Durante a entrevista, Alessandra questionou os convidados sobre os planos do Instituto Mãe Stella, recém-criado para dar continuidade ao legado da sacerdotisa. Suely, que também é uma das responsáveis pela iniciativa, destacou os pilares de atuação da entidade.
“O Instituto é uma instituição sem fins lucrativos, ligada ao terceiro setor, com os objetivos de manter e preservar aquilo que Mãe Stella nos ensinou”, explicou. Ela reforçou que a educação será o principal instrumento de trabalho, especialmente no cuidado com a juventude e na busca pela melhoria da qualidade de vida — temas que sempre estiveram entre as preocupações de Mãe Stella.
Suely também ressaltou a proposta do Instituto em dar continuidade à visão de educação integrada à formação religiosa, sem recorrer ao sincretismo. “Ela ensinou a todo o governo que é possível, sim, compatibilizar a educação com a educação religiosa e fazer com que as pessoas, antes de aprender a ser uma pessoa que faz ebó, tenham uma postura religiosa”, disse.
O episódio, disponível no canal FB Comunicação – Podcast, também contou com a presença de Thereza Azevedo — sobrinha e filha de santo de Mãe Stella — e do Obá de Xangô, Muniz Sodré.
Confira: