Vídeo: "Estamos trabalhando para entregar entre maio e junho do ano que vem", diz secretário de Cultura sobre TCA
Espaço passa por obras desde 2024 e ganha data de entrega

Foto: Farol da Bahia
O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, disse nesta terça-feira (30), que a intenção do Governo do Estado é entregar o Teatro Castro Alves (TCA) reformado até o primeiro semestre de 2026.
"Estamos trabalhando para entregar entre maio e junho do ano que vem, mas o que estamos preparando agora para anunciar nas próximas semanas é o ciclo de debates, de palestras e rodadas com especialistas, com convidados para nós pensarmos o novo TCA", afirmou o secretário.
Bruno ainda deu detalhes de como o novo espaço deverá funcionar e citou algumas mudanças solicitadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
"Não é só um teatro reformado que estamos entregando. Nós vamos entregar um novo teatro para a Bahia, com novos espaços, ampliado e o governador tem uma encomenda muito firme para nós porque ele quer um teatro mais democrático, mais aberto aos diferentes fazeres artísticos, especialmente nas artes cênicas, como dança, música e teatro", finalizou.
As reformas do TCA foram iniciadas em 2024 depois dos incêndios que atingiram o local e em agosto estavam com conclusão adiantada. A reforma é calculada em R$ 160 milhões.
Histórico de incêndios
Nos últimos anos, o TCA foi atingido por pelo menos dois incêndios. Um deles aconteceu neste ano, no dia 7 de janeiro deste ano. Em torno das 16h, os funcionários notaram uma fumaça branca saindo do telhado da estrutura e chamaram o Corpo de Bombeiros. A fumaça saía do prédio central do teatro, que está sendo reformado, mas não foram registradas chamas.
No dia 25 de janeiro de 2023, um incêndio atingiu a parte mais alto do teatro, no teto da Sala Principal do TCA, perto da Sala de Ensaios do Balé. O fogo teve início no período a tarde e só foi finalizado 12 horas depois. O teto ficou completamente tomado pelas chamas, mas ninguém ficou ferido na ocasião.
Confira mais no vídeo abaixo: