Vídeo: Gilberto faz dois, Bahia bate Fluminense e dorme fora da zona de rebaixamento; veja os gols

Tricolor baiano agora torce por tropeço de Cuiabá ou Juventude para chegar vivo na última rodada

[Vídeo: Gilberto faz dois, Bahia bate Fluminense e dorme fora da zona de rebaixamento; veja os gols]

FOTO: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia vai dormir fora da zona de rebaixamento. Com dois gols do artilheiro Gilberto, sendo um deles um golaço, o Tricolor baiano bateu o Fluminense por 2 a 0, em confronto disputado na tarde deste domingo (5), na Fonte Nova, em Salvador, válido pela 37ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Esquadrão aparece provisoriamente na 15ª posição, com 43 pontos, e agora torce para que ou Cuiabá ou Juventude percam para se manter fora do Z-4 até a última rodada, enquanto o Tricolor carioca segue em 7º, com 51.

Mais posse de bola, presença constante no campo de ataque e praticamente sem sofrer, o Bahia foi melhor na primeira etapa. Apesar do Fluminense ter assustado logo cedo, não assustou, se mostrou lento nas saídas ao ataque, e essas deficiências foram bem aproveitadas pelos baianos. O Esquadrão foi avassalador nos ataques, aproveitando bem as chances que teve e por uma mescla de sorte e defesas de Marcos Felipe, não conseguiu um resultado mais elástico antes da ida ao intervalo.

O confronto já começou logo ligado no 220, e logo no primeiro minuto de jogo, já teve chance de gol.

Após falta cobrada para área do Bahia, Caio surge sozinho e domina já ajeitando para Fred, que bateu por cima do gol e desperdiçou uma grande chance de abrir o marcador.

Depois da cabeçada de Fred, o que se viu foi uma avalanche de ataque do Bahia na partida.

Aos três minutos, após bom cruzamento pelo lado direito, Gilberto apareceu na segunda trave e emendou um belo voleio, mas mandou por cima do gol.

Pouco tempo depois, aos cinco, o Tricolor roubou a bola no campo de ataque, Rodriguinho recebeu passe na entrada da área e bateu forte. A bola desviou na defesa do Fluminense e saiu com perigo, à esquerda do gol de Marcos Felipe.

Logo com oito minutos veio o lance mais polêmico da partida. Após cobrança de escanteio para área do Fluminense, Gilberto tentou o desvio de cabeça e a bola bateu no braço direito de Caio Paulista, e apesar do pênalti ter sido marcado, o VAR recomendou o árbitro prosseguir com a partida, para desespero dos tricolores nas arquibancadas.

Só dava Bahia no jogo. Aos 15 minutos, a chance mais clara e evidente de abrir o placar coube a Rossi. Após belo passe de calcanhar de Gilberto dentro da área, o búfalo dominou e soltou uma bomba colocada, mas que parou na bela defesa de Marcos Felipe, que jogou para escanteio.

Melhor na primeira etapa, o Bahia até que demorou, mas conseguiu sair vitorioso antes da ida para o intervalo.

Aos 35, após escanteio para dentro da área, Luccas Claro, sem qualquer motivo aparente, cortou a bola com a mão, e o árbitro imediatamente marcou pênalti, que Gilberto bateu rasteiro e no canto, para abrir o placar para o Bahia. 14º gol do atacante, artilheiro do Tricolor no Brasileirão.

Se a vantagem por um gol já estava boa, o Bahia tratou de melhorar a situação. Aos 46 minutos, Gilberto recebeu lançamento em profundidade, viu a saída de Marcos Felipe e tocou por cobertura, por cima do goleiro, um golaço do artilheiro. 15º gol dele no Brasileirão, 30º na Fonte Nova. O gol foi praticamente a última situação de emoção que teve na etapa antes do árbitro apitar a ida ao intervalo.

Logo no retorno para a segunda etapa, o Fluminense já quase entregou o resultado definitivamente para o Bahia.

Aos dois minutos, Danilo Barcelos recuou fraco de cabeça para Marcos Felipe, mas Rossi pressionou e quase ficou com a bola, por sorte, o goleiro desarmou o atacante e afastou o perigo.

Com sete minutos, o Flu finalmente chegou com perigo no jogo. Em descida ao ataque, Yago Felipe bateu rasteiro para o gol, Danilo Fernandes, que parecia que defenderia com facilidade, deixou a bola escapar e ela bateu na trave. Quase o primeiro dos cariocas na partida.

Se o Fluminense havia chegado com perigo na partida, foi a vez do Bahia acordar na partida. Aos 17 minutos, Juninho Capixaba recebeu lindo lançamento do meio de campo de Rossi, invadiu a área e soltou uma bomba para o gol, mas parou na bela defesa de Marcos Felipe, que jogou para escanteio.

O jogo que parecia tranquilo e sem polêmicas ganhou contornos diferentes aos 20 minutos. Rossi se envolveu em uma confusão com Manoel e ambos foram expulsos pelo árbitro.

Apesar das expulsões, o jogo pouco mudou na forma de atuar de ambas as equipes. O Bahia seguia com domínio e controle da partida, enquanto o Fluminense já não tinha forças físicas e nem técnicas para ao menos diminuir o placar, mas mesmo assim ainda assustou já nos acréscimos.

Aos 46 minutos, Bobadilla finalizou de fora da área, de chapa, buscando o canto de Danilo Fernandes, e a bola saiu tirando tinta da trave do gol do Bahia.

Apesar da pressão nos minutos finais, o Fluminense não conseguiu marcar um gol, e o Bahia ainda desperdiçou a chance do terceiro.

Aos 47 minutos, após contra-ataque em velocidade, Renan Guedes recebeu passe de Raniele, dominou e bateu rasteiro, mas a bola passou perto da trave e foi para fora. Incrível a chance desperdiçada, que não fez falta para o Tricolor baiano, vitorioso do confronto.

Análise do Bahia na partida

Um triunfo com autoridade e também de extrema importância para a fuga do rebaixamento. O Bahia foi melhor desde a primeira etapa, e apesar de ter diminuído um pouco o ritmo na segunda, seguiu soberano em campo e merecidamente saiu do jogo vitorioso com os três pontos. 

Nome da partida, o artilheiro Gilberto pode estar se despedindo do Tricolor, já que a renovação de contrato está emperrada e provavelmente não seguirá no clube. Sem dúvida uma perda importante não só pelos gols marcados, mais de 81, mas também pela importância técnica para o time. Domingo que vem, o atacante pode sair como herói se salvar o Esquadrão do rebaixamento, mas o ano perfeito com 15 gols já dão devido crédito ao Gibagol.

Se tudo ficar para última rodada (a depender do tropeço de Cuiabá ou Juventude), o Bahia terá que deixar a vida em campo. O jogo contra o Fortaleza promete ser uma verdadeira final de campeonato para o Tricolor. Caso atue da mesma forma que tem atuado na Fonte Nova, o time tem grandes chances de seguir na Série A do ano que vem.

Confira os dois gols de Gilberto na partida:


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Comissão do Senado adia revisão de proposta que retoma cobrança do DPVAT]

Caso seja aprovado, texto libera o Executivo a gastar cerca de R$15 bilhões neste ano

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!