Vídeo: Governo tenta adiar, mas Câmara deve votar novas regras ambientais nesta quarta (16)
O líder governista, José Guimarães, confirmou que o presidente da Casa quer pautar o texto

Foto: Agência Brasil/Lula Marques
Brasília – Os deputados federais fazem nesta semana um esforço concentrado para votar os projetos em tramitação na Câmara antes do recesso parlamentar.
Em conversa com a imprensa na tarde desta quarta-feira (16), o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode pautar ainda hoje a votação do projeto de lei que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental.
Apesar da movimentação, a base governista ainda não chegou a um consenso sobre o tema. Na reunião de líderes da última sexta-feira (12), o governo sofreu uma derrota ao propor o adiamento da análise da proposta.
“Não chegamos a um consenso ainda. O presidente nos informou que quer votar hoje, mas o governo ainda não teve consenso para votar. Vamos aguardar. As conversas estão ocorrendo, sobretudo nos bastidores, mas vamos aguardar para ver se o presidente vai pautar ou não”, afirmou Guimarães.
A proposta foi aprovada no Senado Federal em maio com apoio de partidos do centro e impulsionada pela bancada ruralista. Na prática, o projeto aumenta as competências dos estados no processo de licenciamento e simplifica licenças.
Projeto que aumenta número de deputados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser aconselhado a não vetar o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais no país. O petista tomará uma decisão ainda hoje, no limite do prazo para sanção.
Questionado sobre o tema na coletiva, José Guimarães disse que cabe somente a Lula a decisão.
“Não me incomodo com a decisão do presidente, se veta ou não veta, pois essa é uma atribuição dele. Se vai vetar ou não hoje, é uma das poucas questões sobre as quais tive tempo de conversar”, concluiu.
Veja: