Vídeo: Haddad se irrita com jornalistas após perguntas sobre meta fiscal e abandona coletiva
Repórter comentou declaração de Lula sobre 'dificuldade de zerar a meta'

Foto: Oédson Alves/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se irritou com jornalistas que o questionaram se a meta de zerar o déficit das contas públicas no ano que vem está mantida. Em coletiva nesta segunda-feira (30), ele reconheceu que a situação é "desafiadora". (Veja vídeo abaixo)
Haddad foi questionado quatro vezes se a meta fiscal estava mantida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter declarado, na última sexta-feira (27), que "dificilmente" o governo alcançará a meta de déficit zero em suas contas em 2024. O ministro se limitou a responder: “minha meta está estabelecida” e, em momento de irritação, deixou a coletiva de imprensa.
"Não há, da parte do presidente, nenhum descompromisso, muito pelo contrário, se ele não estivesse preocupado com a situação fiscal, não estaria pedindo apoio da área econômica para orientação das lideranças do Congresso", disse o ministro.
Segundo o ministro, há uma dificuldade de zerar o déficit nas contas do governo devido à recuperação de perdas na arrecadação. “Não mudei de ideia, continuo com a mesma ideia, porque acredito que vai ser o melhor para o País. Agora, eu preciso de apoio político. Preciso do Congresso, preciso do Judiciário. E tenho tido a colaboração até aqui tanto de um quanto do outro. As vitórias que tivemos no Judiciário esse ano foram expressivas, mas não resolvem uma decisão tomada em 2017, infelizmente”, afirmou.
Declarações de Lula
O presidente Lula afirmou, na sexta-feira (27), que será muito difícil o governo alcançar a meta de déficit zero em suas contas em 2024. A fala foi feita no Palácio do Planalto, em coletiva de imprensa.
"Eu sei da disposição do Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Já dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero. Eu não quero fazer corte de investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o que que é? De 0,25%. o que é? Nada. Absolutamente nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil", afirmou Lula.
O governo federal enviou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para 2024 com a estimativa de déficit zero, porém, o objetivo depende de medidas para aumentar a arrecadação de até R$168 bilhões.
Assista a declaração de Haddad:


