Vídeo: Jerônimo Rodrigues anuncia parceria internacional para produzir medicamentos contra o câncer na Bahia
Segundo governador, acordo com empresas da Índia e da Coreia permitirá produção local pela Bahiafarma

Foto: Catharina Ollandezos / Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (12), durante a abertura oficial do carnaval de Salvador, que o estado firmou uma parceria público-privada com empresas da Índia e da Coreia para desenvolver tecnologia e produzir medicamentos oncológicos por meio da Bahiafarma, com previsão de fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a estratégia de fortalecimento da indústria farmacêutica local e de ampliação da oferta de tratamentos de alto custo no país.
Durante o discurso, o governador relatou que o governo estadual venceu uma concorrência para a parceria internacional e realizou visitas técnicas a laboratórios parceiros.
Segundo Jerônimo Rodrigues, a formalização do acordo inclui agenda internacional com o governo federal. “Então, nós concorremos, apresentamos uma proposta, ganhamos a proposta, assinamos a primeira versão em São Paulo com o ministro Padilha, visitamos o laboratório e agora o Lula tá indo na Índia, ele vai sair antes, eu sairei depois, a equipe vai, secretária Roberta, a diretora Ceuci vai, nós vamos assinar lá e visitar as instalações dessas empresas que tem a patente para produção de medicamentos para tratamento do câncer.”
O governador afirmou ainda que a expectativa é iniciar a produção ainda neste ano, com foco em medicamentos para diferentes tipos de câncer. “Tenho fé em Deus que a gente vai conseguir ainda esse ano iniciar a produção de medicamentos para tratamento de câncer de mama, pulmão, colo de útero. Então a Bahia vai fazer o fornecimento desses medicamentos para o SUS.”
A fabricação local pode reduzir custos de aquisição para o sistema público, segundo o chefe do Executivo estadual. “O medicamento, por exemplo, que custa 20, 17, 18 mil reais, o medicamento, uma caixa, nós vamos conseguir produzir aqui mais barato por essa parceria, talvez quem sabe 10, 11 mil reais, 5, 6 mil reais a menos aqui na Bahia, gerando emprego e desenvolvendo na Bahia essa nossa experiência.”
O governador ressaltou que já acompanhou agendas internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e associou essas viagens a resultados de investimentos no estado. “Mais uma viagem que eu vou acompanhar o presidente Lula. Fui na China, tive na Europa, com o presidente, todas as vezes que eu tive lá, tivemos bons resultados do pós. Olha, a BYD foi fruto disso. A ponte da mesma forma, o VLT da mesma forma”, afirmou.


