Vídeo: Líder do PT na ALBA confirma entrega de Comenda 2 de Julho à Moraes
"Não acredito que nenhum deputado vá fazer nenhum tipo de manifestação contrária na ALBA", disse o deputado sobre a possibilidade de oposição a entrega da honraria

Foto: Farol da Bahia
O líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Rosemberg Pinto, afirmou na tarde desta segunda-feira (11), que concederá a Comenda 2 de Julho ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar exaltou o trabalho do ministro no papel de defesa das Instituições democráticas brasileiras.
"Essa comenda foi aprovada em 2022. Porque a sua participação (Moraes) na defesa das instituições foi preponderante naquele momento. Havia uma tentativa de desgaste das instituições democráticas, inclusive do STF. Alexandre de Moraes, que eu não conheço, nunca estive com ele, mas realmente achei que ele cumpriu um papel de defender as instituições da democracia brasileira", afirmou.
Questionado pelo Farol da Bahia se existe a possibilidade de algum tipo de oposição à honraria ao ministro, Rosemberg negou.
"Foi votada em unanimidade entre os deputados na Assembleia. Não acredito que ninguém vá retirar. Eu não voto na Assembleia para dar um título apenas pela indicação do deputado, da deputada. Eu voto pelo reconhecimento naquele momento à pessoa que está recebendo a honraria. Nós temos que entregar, vou fazer isso. Não acredito que nenhum deputado vá fazer nenhum tipo de manifestação contrária na ALBA", emendou.
A Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, que é dedicada para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo do Estado e do país.
Também perguntando sobre o que achava em relação às sanções do governo americano contra Moraes, o deputado disse ser contrário e se solidarizou com o ministro.
"Eu lamento. Acho que ele cumpre um papel de defesa da Constituição e eu quero fazer essa entrega agora, exatamente para que a gente possa se solidarizar com ele nesses ataques que ele tem recebido, principalmente de alguém que não é nem do Brasil, que é o presidente dos Estados Unidos e por uma relação de amizade com o ex-presidente acaba atacando não só o ministro Alexandre de Moraes, mas também a instituição STF e as Instituições brasileiras", disse.
Rosemberg esteve nesta segunda no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para acompanhar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) na assinatura de projetos de lei que visam a reestruturação organizacional da segurança pública estadual.
Confira mais no vídeo abaixo: