Vídeo: Marcos Rogério e Otto Alencar discutem na CPI: "Chame Rui Costa para explicar os respiradores"
Áudio da transmissão foi cortado durante a briga

Foto: Agência Senado
O senador Otto Alencar (PSD-BA) abriu a CPI da Covid-19 desta quarta-feira (9) pedindo a convocação para acareação das médicas Luana Araújo e Franciele Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI).
"A doutora Franciele editou norma técnica aos estados recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência disso em gestantes", disse Otto.
O senador, que também é médico, disse que há pelo menos um caso documentado – e confirmado pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga – de morte entre gestantes vacinadas após a emissão da nota técnica.
A convocação foi aprovada pelos senadores, no entanto, o voto contrário dos senadores Marcos Rogério (DEM) e Luis Carlos Heinze (Progressistas) para a convocação da médica causou uma discussão entre Otto e os outros parlamentares e o acusaram de "ser covarde".
Otto respondeu que "quem é covarde é quem está no governo". O microfone dos parlamentares foi cortado.
Durante a discussão Marcos Rogério pediu a convocação do governador da Bahia, Rui Costa, para explicar a compra dos respiradores, quando estava à frente do Consórcio Nordeste.


