• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Ministro da Previdência e Sergio Moro discutem em comissão sobre fraudes no INSS

Vídeo: Ministro da Previdência e Sergio Moro discutem em comissão sobre fraudes no INSS

Embate começou após o senador questionar se Queiroz, enquanto era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, sabia dos descontos ilegais

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: Ministro da Previdência e Sergio Moro discutem em comissão sobre fraudes no INSS

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, discutiu com o senador Sérgio Moro (União-PR) durante uma audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal, realizada nesta quinta-feira (15).

O desentendimento iniciou quando Moro, que abriu uma rodada de perguntas feitas ao ministro, questionou se ele, enquanto era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, sabia dos descontos associativos ilegais nas aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Queiroz negou qualquer relação com o caso e lembrou de denúncias feitas em 2020, quando Moro era ministro da Justiça do governo Bolsonaro (PL).

"Não sei e não tenho a delegação do ministro Lupi aqui para defendê-lo. Ontem, por exemplo, eu estava assistindo ao Jornal Nacional e teve um servidor que fez a denúncia em 2020. Parece que vossa excelência era ministro da Justiça nessa época. Vossa excelência fez alguma coisa para coibir essas fraudes?", questionou o ministro.

Moro rebateu, afirmando que Queiroz se omitiu durante uma reunião sobre a denúncia das fraudes, em 2023. "Esses fatos nunca foram informados a mim como foram informados a vossa excelência expressamente na reunião lá em 2023. Quem se omitiu aqui foi Vossa Excelência", respondeu.

"Vossa Excelência, como ministro, também não acompanhou? Não tinha conhecimento?", questionou Queiroz.

"Não, não chegou ao meu conhecimento, mas ao de Vossa Excelência chegou", respondeu o senador. "O senhor ouviu na reunião, ministro. Na reunião, foi informado sobre as fraudes e Vossa Excelência não fez nada. Vossa Excelência era de confiança de Carlos Lupi e continua no ministério", pontuou.

A reunião referida pelos políticos foi realizada pelo Conselho de Previdência Social. Na ocasião, uma conselheira denunciou os descontos irregulares. Segundo Queiroz, a questão não integrava a pauta do encontro e, por isso, o ministro Carlos Lupi determinou que fosse discutida em outro momento.

Veja o momento da discussão: 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário