Vídeo: oposição cita recorde de assinaturas e cobra de Davi Alcolumbre CPMI do Banco Master
Pedido de abertura foi protocolado pelo deputado federal Carlos Jordy nesta terça-feira (3)

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da oposição na Câmara, fez uma cobrança pública ao presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pela instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master. O pedido de abertura foi protocolado pelo parlamentar nesta terça-feira (3).
“Esperamos que o presidente Davi Alcolumbre assuma o seu papel e faça a instalação da CPMI do Banco Master”, afirmou durante coletiva de imprensa na Câmara.
O parlamentar ainda afirmou que o pedido ocorre porque, segundo ele, está claro que “pessoas poderosas” querem impedir a investigação para livrar o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
“Fizemos o pedido de CPMI porque estamos vendo, nesse cenário todo que envolve gente muito poderosa, pessoas que querem impedir que as investigações avancem. Estamos vendo a população pedindo que esse Brasil seja passado a limpo e que as investigações avancem”, afirmou.
•LEIA MAIS: Hugo Motta diz que CPI do Master será tratada 'no momento certo'
Jordy disse ainda que não há justificativa para barrar a abertura da CPMI, que já bateu recorde de assinaturas, com 80 a mais do que a CPMI dos Correios.
“Nós temos um recorde de assinaturas para a instalação dessa CPMI. São 280 assinaturas. Para se ter ideia, o recorde anterior foi da CPMI dos Correios, que teve 223 assinaturas, em 2025. Nós temos muito mais do que o necessário para a instalação da comissão, pois são exigidas 198 assinaturas”, afirmou.
Outros pedidos
Na ocasião, o deputado também disse que o seu pedido tem “condições reais” de ser atendido, diferentemente de outros pedidos que recebem apoio da bancada do PT.
O parlamentar argumentou que a CPI requerida pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) não será instalada na Câmara, porque há uma fila de pedidos à frente que não pode ser cancelada.
“Se Lindbergh quer apuração do caso, tem que assinar a nossa CPMI”, sustentou.
Veja no vídeo abaixo:


