• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • VÍDEO: Oposição vai pedir que relator da anistia paute o texto "correto" na Câmara, afirma Zucco

VÍDEO: Oposição vai pedir que relator da anistia paute o texto "correto" na Câmara, afirma Zucco

Segundo o parlamentar, em uma pesquisa feita com condenados pelo 8 de janeiro, 81% recusam medidas como redução de pena e dosimetria

Por Stephanie Ferreira , Deivide Sena
Às

VÍDEO: Oposição vai pedir que relator da anistia paute o texto "correto" na Câmara, afirma Zucco

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA - O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL), afirmou nesta terça-feira (23) que a oposição vai solicitar ao deputado Paulinho da Força (Solidariedade), relator do projeto de anistia na Câmara, que paute o texto "correto". Segundo o parlamentar, medidas como redução de pena e dosimetria não atendem aos condenados.

Em conversa com jornalistas, Zucco revelou que, durante o encontro com Paulinho, foi apresentado o relatório de uma pesquisa feita com os condenados pelo 8 de janeiro e seus familiares. "141 pessoas presas em regime fechado, 44 em domicílio, e a pergunta foi: 'serve redução de pena, dosimetria?' 81% das pessoas só aceitam anistia", afirmou o parlamentar.

"E são a elas, ao respeito que temos a essas pessoas que estão efetivamente cerceadas, o seu convívio com familiares, falamos de pessoas com 70, 75 anos, mães de famílias, com crianças doentes em casa, que a gente vai dialogar com o relator, pedir para que ele paute o texto que nós entendemos ser o correto, que é a anistia. E aí aqueles partidos que assim entenderem contrários, que votem contra. Aqueles partidos que querem fazer algum destaque, que assim o façam", complementou.

Zucco chega a citar os anistiados de 1979, quando a Lei da Anistia foi promulgada, anistiando pessoas perseguidas por motivações políticas durante a ditadura militar. Segundo ele, se "anistiamos assaltantes, sequestradores, homicidas, nós podemos também anistiar a Débora do Batom". 

"Então, se essas pessoas estão presas, desejam unicamente anistia, é nesse ponto que nós vamos trabalhar, sensibilizamos o relator, pedimos para que ele inclusive visite os presídios onde essas pessoas estão, os crimes que imputam a elas, Golpe de Estado é uma pessoa que estava no 8 de janeiro à tarde e querem que eu faça para a Débora uma proposta de 14 anos passar para 10, porque ela riscou de Batom uma estátua", reiterou.

Questionado sobre a possibilidade do relator do projeto fazer modificações no Código Penal para proporcionar a redução das penas aos presos do 8 de janeiro, pontuada pelo Solidariedade, o parlamentar respondeu que é inexplicável "tentar fazer uma construção dessa sem afetar outros criminosos que poderiam se beneficiar".

"São questões que poderiam até trazer algo mais danoso para o nosso país. Sobre o que está sendo tratado aqui, é importante salientar também: os mesmos ministros que fizeram o julgamento são os que vão avaliar ou que já disseram que são contra", complementa, citando os membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Se tem algum projeto que é inconstitucional é a dosimetria. A anistia comprovadamente não é inconstitucional, já tivemos dezenas delas. É nesse sentido e é nessa construção que nós vamos avançar."

Ainda segundo Zucco, Paulinho da Força ainda não possui um texto elaborado. "Eu até fiquei surpreso, o relator não tem texto. Disse para nós que não tem texto, que está pensando, que vai construir", revelou.

Assista ao vídeo:
 

LEIA TAMBÉM:

Relator diz que 'anistia ampla, geral e irrestrita não existe mais'

Relator do projeto da anistia já escreveu versão inicial do texto, diz coluna

Líder do PL na Câmara dos deputados não tem interesse em votar na anistia com mudança de texto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário