Vídeo: Passageiros de cruzeiro cancelado por surto de Covid-19 relatam confusão por comida
Cerca de duas mil pessoas esperavam pelo embarque, que tinha previsão para sair do Porto de Santos no domingo (2)

Foto: Reprodução
Passageiros do MSC Splendida, que cancelou as atividades do cruzeiro pela costa brasileira após um surto de Covid-19, relataram tumultos, pouca informação e até confusão por comida que estava sendo servida pela companhia. Cerca de duas mil pessoas aguardavam pelo embarque, que tinha previsão para sair do Porto de Santos na noite deste domingo (2).
Como mostra um vídeo obtido pelo g1 nesta segunda-feira (3), uma multidão está aglomerada tentando pegar um pedaço da pizza que começou a ser distribuída para pessoas que estavam sem se alimentar. Nas imagens, é possível observar uma aglomeração para tenta chegar aos funcionários e pegar o alimento. Uma pessoa grita: "Que humilhação!".
Os passageiros foram comunicados sobre o impedimento de embarque somente durante a noite. No entanto, a Anvisa afirmou que a embarcação foi notificada no sábado (1º). O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines.
Originalmente, o embarque estava marcado para as 10h deste domingo e eram esperados 2.420 passageiros, na qual boa parte chegou a despachar bagagem e passou o dia aguardando a autorização da Anvisa para seguir viagem.
Segundo a Anvisa, as investigações realizadas nos últimos dias mostram que o vírus Sars-Cov-2 tem se espalhado entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.
"Saímos de casa às 3h e chegamos às 10h30 naquela sala de espera para o embarque. Dentro do possível, estava bem organizado", disse o engenheiro civil Victor Costa, de 38 anos, que estava com a esposa e duas filhas pequenas. No entanto, as horas foram passando e nenhuma informação chegava aos passageiros.
"Acabou a comida em todas as lojas de conveniência, não tinha mais nada. Começaram a servir lanches, mas muito pouco. Foi uma espera eterna", explicou o engenheiro.
Victor diz que não pretende remarcar o cruzeiro e vai pedir reembolso. "De maneira nenhuma pretendo remarcar, não sabemos como vai ser. Sabíamos que tinha tido casos, mas achamos que já estava tudo regularizado", diz.
Como relata outra passageira, "as pessoas começaram a ficar nervosas, vários princípios de tumulto. Muita gente implorando por um pedaço de pizza", afirmou Danielle Lima da Silva, 29 anos.
O embarque dos passageiros do cruzeiro MSC Splendida foi suspenso no início da noite deste domingo (2). O navio seguirá para quarentena. O comunicado foi feito aos passageiros na área de embarque após mais de sete horas de espera. Todos já haviam realizado exames PCR-RT e despachado a bagagem.