Vídeo: Patrícia Pinheiro explica como transforma paixão pela fotografia em homenagem à cultura afro
Delegada da Polícia Civil da Bahia foi a convidada do Podomblé na segunda-feira (21)

Foto: Reprodução/Podomblé
A delegada da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) Patrícia Pinheiro Crisóstomo foi a convidada do Podomblé, podcast da FB Comunicação, na segunda-feira (21). Durante a conversa com o apresentador Adriano Azevedo, ela contou como a paixão pela fotografia se transformou em um hobby dedicado a ressignificar e valorizar o universo afro-religioso.
Em 2015, o interesse pelo tema a inspirou a criar a exposição fotográfica ‘Benssangana’, lançada simultaneamente na Biblioteca Central e no Espaço Cultural da Barroquinho.
“Depois disso, a iniciativa tomou outra forma e acabei criando outros acervos”, explicou Patrícia.
A fotografia também a levou ao Recôncavo baiano, onde surgiu outro projeto voltado à valorização das tradições afro-brasileiras: o Troféu Axé Destaque, criado para homenagear lideranças, defensores e representantes das religiões de matriz africana.
“Fui para o Recôncavo, onde fotografei ialorixás de São Francisco do Conde. Nesse período, criei o Troféu Axé Destaque São Francisco do Conde com base em uma lei municipal que institui o dia 13 de maio como o Dia das Religiões de Matriz Africana”, relatou.
Confira o episódio na íntegra neste link aqui.
Veja o trecho: