Vídeo: Primeiro satélite brasileiro é lançado no espaço e vai monitorar o desmatamento da região amazônica
O Amazônia 1 será responsável por capturar imagens em alta resolução

Foto: Dibulgação/ Governo Federal
A Índia lançou na madrugada deste domingo (28), o Satélite 1, primeiro satélite brasileiro. Ele foi ao espaço com os satélites Sindhu Netra (Índia), Nanoconnet-2 e SpaceBee (12) ambos dos Estados Unidos.
Após quase 20 minutos de lançado, o satélite se separou e fez as primeiras atividades previstas, como abertura do painel solar, a estabilização de sua orientação em relação à Terra, verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.
O equipamento vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica. Medindo quatro metros de comprimento e kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 km acima da superfície da Terra para capturar imagens em alta resolução. As fotos começarão a ser tiradas daqui a cinco dias.
O satélite foi desenvolvido no Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], em São José dos Campos, e vai mandar o sinal para três estações no Brasil: em Cuiabá (MT), em Alcântara (MA) e em Cachoeira Paulista (SP). O projeto teve um investimento de R$ 400 milhões e envolveu diversos pesquisadores.
Confira o lançamento no vídeo abaixo:


