Vídeo: Rui Costa critica funcionamento de maternidade inaugurada pela Prefeitura: "Abre um prédio que só atende regulada"
Pré-candidato ao Senado acusou gestão municipal de manter “porta fechada” para gestantes em busca de atendimento

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil | Reprodução/Instagram
O pré-candidato ao Senado e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou o funcionamento da nova Maternidade e Hospital da Criança (MHC) Deputado Alan Sanches, inaugurada pela Prefeitura de Salvador no bairro da Federação. Na declaração, Rui afirmou ter recebido relatos de mulheres que não conseguiram atendimento na unidade por não estarem inseridas no sistema de regulação.
Segundo o petista, gestantes teriam sido orientadas a procurar outras maternidades ao chegarem ao local sem encaminhamento prévio.
“Opa, você tá regulada? Não. Então, aqui não, procure outra maternidade, aqui não”, declarou Rui ao reproduzir supostos relatos de pacientes.
O ex-governador também afirmou nunca ter visto uma maternidade funcionando apenas com pacientes reguladas e acusou a unidade de operar com “porta fechada”.
“Eu nunca ouvi falar nisso. Então, tinha pessoas que diziam: ‘minha filha passou, só conseguiu falar com o vigilante’. Perguntou se ela estava regulada, se não, procure outra maternidade”, disse.
Rui ainda alegou que a unidade estaria funcionando parcialmente. “Abre um prédio que é um terço só e agora só atende regulada”, afirmou.
A maternidade citada pelo petista foi inaugurada pela gestão municipal no último dia 16. A estrutura recebeu investimento superior a R$ 154 milhões e conta com mais de 13 mil metros quadrados distribuídos em nove pavimentos.
Confira o vídeo:


