• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: 'Sempre foi um desejo nosso contribuir com a segurança pública', diz Bruno Reis ao anunciar Plano Municipal

Vídeo: 'Sempre foi um desejo nosso contribuir com a segurança pública', diz Bruno Reis ao anunciar Plano Municipal

Documento já foi encaminhado à CMS e aponta quais caminhos as forças de segurança devem seguir para coibir a criminalidade na capital baiana

Por Emilly Lima
Às

Atualizado
Vídeo: 'Sempre foi um desejo nosso contribuir com a segurança pública', diz Bruno Reis ao anunciar Plano Municipal

Foto: Farol da Bahia

O prefeito Bruno Reis, que apresentou o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador nesta quinta-feira (6), afirmou que diante da escalada da criminalidade na capital baiana e da profissionalização das organizações criminosas, houve a necessidade de realizar uma análise sobre segurança pública na cidade e identificar de quais formas a gestão municipal poderia atuar em parceria com o Governo da Bahia no combate ao crime. 

A pesquisa foi feita em 10 regiões administrativas da cidade: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria, além da realização de duas audiências públicas e coletas de dados. .

Segundo o gestor, a prefeitura já realiza diversas ações em conjunto com o Estado, a exemplo de retirada de barricadas, fechamento de ferros-velhos irregulares e nas operações envolvendo festas do tipo paredão. "Sempre foi um desejo nosso dar uma contribuição e maior enfrentamento na questão da segurança [pública], nós já vínhamos fazendo, de forma transversal, diversas ações que impactam na melhora da vida das pessoas e no dia a dia da cidade, já estávamos fazendo uma série de ações em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, até mesmo com as operações", explicou o prefeito. 

Bruno Reis destacou que o Plano, que já foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores (CMS), aponta quais caminhos as forças de segurança devem seguir para coibir a criminalidade na capital baiana. "Diante do nível de organização hoje, da profissionalização do crime, organizações criminosas e estruturadas, era fundamental que houvesse a integração maior e um envolvimento da prefeitura e parceria com o governo do Estado. Esse plano faz um diagnóstico e mostra quais são os caminhos que nós devemos seguir, de que forma nós podemos integrar mais as forças de segurança", afirmou. 

O prefeito também pontuou que a apresentação contou com sugestões da equipe do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que analisou o documento e incrementou com propostas.  "Quando nós concluímos o trabalho, apresentamos à equipe do governador, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o secretário de Justiça, e eles deram contribuições, sugestões que nós incorporamos. Então, esse trabalho já está ocorrendo prévio, antes da conclusão do plano", disse.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador traz 46 metas e um total de 241 ações, entre contínuas, a curto (1 a 2 anos), médio (3 a 5 anos) e longo prazo (6 a 10 anos). O documento define princípios, diretrizes e objetivos da segurança municipal, integrando órgãos em ações conjuntas e preventivas, além de estabelecer articulação com o governo estadual e a União.

O orçamento previsto para a área é de R$ 5,6 bilhões até 2028, valor que chegará a R$ 14,3 bilhões até 2035, conforme o plano. Entre as iniciativas de destaque, estão a instalação de mais 6,3 mil câmeras de vigilância em diversos pontos da cidade, a entrega do Centro de Controle e Operações (CCO), cujas obras estão em andamento no bairro do Lobato, e a realização de um novo concurso público para reforçar o contingente da Guarda Civil Municipal (GCM).

"Vamos ampliar agora mais as ações de conjuntos, que vão desde o compartilhamento de imagens que nós vamos fazer em áreas da cidade, há uma atuação em conjunto  com participação das nossas equipes na  Central de Inteligência do governo e, da equipe do governo, no Centro de Controle de Operações, que a prefeitura vai inaugurar mais ou menos até o final do primeiro semestre do ano que vem", concluiu o prefeito. 

Confira um trecho da coletiva 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.