Vídeo: simulação da Nasa revela processo de criação da Lua
Nova teoria sobre origens no satélite natural, mostra o sistema de cerca de 4,5 bilhões de anos atrás

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Agência Espacial Norte Americana (NASA) compartilhou, nesta semana, um vídeo que detalha o processo de criação da Lua, diante de uma nova teoria sobre as origens no nosso satélite natural, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.
Para a realização da pesquisa, a agência utilizou um supercomputador que possibilitou a simulação. Nas imagens, é possível verificar a colisão de um corpo celeste (Theia) do tamanho de Marte com o nosso planeta.
Os resíduos do impacto se transformam então em dois outros corpos que iniciam uma "dança espacial", causada pela força da gravidade. Além disso, o vídeo mostra que o astro menor é engolido pela bola de gás e magma superquente que seria a nossa Terra, enquanto o outro é lançado em órbita.
De acordo com a Nasa, esse processo acontece em poucas horas, o que pode explicar a formação que intriga os cientistas há décadas.
Conforme grande parte das teorias, a Lua teria se formado a partir dos detritos dessa colisão, mas isso demorou meses ou até mesmo anos. "Essa simulação abre toda uma nova gama de possíveis pontos de partida para a evolução da Lua”, destacou Jacob Kegerreis, pesquisador de pós-doutorado da NASA.
Confira mais no vídeo abaixo: