• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Video: Terremoto provoca tsunami na Rússia, Japão e EUA; Filipinas, Indonésia, Peru, Equador, México e Chile estão em alerta

Video: Terremoto provoca tsunami na Rússia, Japão e EUA; Filipinas, Indonésia, Peru, Equador, México e Chile estão em alerta

Tremor de magnitude 8,8 que atingiu a Rússia foi o mais forte em décadas

Por Da Redação
Às

Video: Terremoto provoca tsunami na Rússia, Japão e EUA; Filipinas, Indonésia, Peru, Equador, México e Chile estão em alerta

Foto: Reprodução/X

Um tsunami atingiu a costa leste da Rússia, na noite de terça-feira (29), após o terremoto de magnitude 8,7, na Península de Kamchatka. Ondas de até 4 metros foram registradas e serviços foram suspensos.

Segundo o governo russo, o tsunami foi observado na costa de Kamtchatka. O distrito de Severo-Kurilsk declarou estado de emergência após a chegada de várias ondas que arrastaram contêineres e embarcações. Pouco mais de 2 mil pessoas vivem na área e foram retiradas do local.

Os Estados Unidos emitiram alertas para “ondas perigosas” em partes da Rússia, Japão e Havaí, além de quase toda a costa do continente americano, em países como México, Chile e Equador.

As autoridades no Japão pediram a remoção imediata de moradores de áreas costeiras, com expectativa de ondas de até três metros. Ao todo, mais de 1,9 milhão de pessoas receberam orientações para deixar suas casas. A TV estatal informou que o tsunami chegou ao norte do país, mas com ondas abaixo de 1 metro. 

Já o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) afirmou que um tsunami também atingiu o Havaí nesta madrugada, com amplitude de 1,74 metro em relação ao nível normal do mar. 

As primeiras ondas já atingiram o Alasca, enquanto a previsão para o restante da Costa Oeste dos EUA inclui chegada ao Oregon e Washington por volta das 23h35 (horário local), São Francisco à 0h40 e Porto de Los Angeles à 1h.

Filipinas e Indonésia ativaram protocolos de alerta. Segundo o Instituto Filipino de Sismologia PHIVOLS, ondas de até 1 metro devem atingir áreas costeiras entre 13h20 e 14h40 desta quarta-feira (30).

Na América do Sul, o Chile declarou risco de tsunami em todo o litoral. A marinha do Peru monitora a situação, enquanto o Equador prevê ondas de até 1,4 metro nas Ilhas Galápagos por volta das 9h, no horário local. No México e América Central, o alerta se estende da cidade de Ensenada até o Panamá.

Veja vídeos:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário