• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: Trecho da BR-101 é interditado por produtores rurais no extremo sul da Bahia como forma de protesto a ação de retomada de terra indígena

Vídeo: Trecho da BR-101 é interditado por produtores rurais no extremo sul da Bahia como forma de protesto a ação de retomada de terra indígena

Outro trecho da via também foi interditado devido a queda da importação do cacau.

Por Da Redação
Às

Vídeo: Trecho da BR-101 é interditado por produtores rurais no extremo sul da Bahia como forma de protesto a ação de retomada de terra indígena

Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Produtores rurais do extremo sul do sul da Bahia interditaram na quarta-feira (18), a BR-101, no trecho de Itamaraju, alegando que estão sendo ameaçados e expulsos de, ao menos, quatro fazendas da região do Prado nos últimos dias. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a interdição aconteceu de forma alternada no dois sentidos da via. A cada duas horas, um dos sentidos era aberto por 10 ou 15 minutos. 

Essa não foi a primeira vez que os trabalhadores fecham a BR-101. Na terça-feira (17), eles interditaram o mesmo trecho por cerca de sete horas, o que causou engarrafamento na região.

Os protestos têm relação com a chamada “ação de retomada” da Terra Indígena Comexatibá, situada em quatro propriedades localizadas na região do Pardo, de acordo com informações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas. 

Segundo o órgão, a portaria declaratória que reconheceu a área como permanente do povo Pataxó foi assinada em novembro do ano passado pelo ministro da Justiça. Porém, devido ao fato de todas as etapas não terem sido concluídas, a situação  tem gerado insegurança e conflitos na região. 

BR-101 também é interditada no trecho de Ibirapitanga

Em outro trecho da BR-101, no quilômetro 403, no distrito de Itamarati, em Ibirapitanga, agricultores realizaram uma interdição como forma de protesto a importação e a queda do preço do cacau. 

Segundo informações da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a queda é um fenômeno global e tem relação com a redução do consumo de derivados da fruta, desde novembro de 2025. 

A intensificação das fiscalizações dos navios que importam cacau, bem como revisão da Instrução Normativa 125, relacionadas às regras de importação do produto, foi solicitada pela Federação Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) ao Ministério da Agricultura e Pecuária. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.