Vila Laura, em Salvador, ganha horta comunitária
Espaço de 99 m² é usado para o cultivo de 112 mudas de hortaliças e 28 de ervas medicinais

Foto: Reprodução/Secom PMS
O bairro de Vila Laura, em Salvador, ganhou uma horta comunitária nessa sexta-feira (14). O projeto foi instaurado em um espaço de 99 m² que agora abriga 112 mudas de hortaliças e 28 de ervas medicinais, como mudas de cebolinha, coentro, amora, alface roxo, manjericão, alho poró, tomate, salsa, menta, alecrim e arruda.
A instalação da horta comunitária faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) de Salvador. Dessa vez, a contemplada foi a Associação Baiana de Reabilitação e Educação (Abre), em Vila Laura.
A Abre presta assistência às pessoas com deficiência intelectual e suas comorbidades. No local, são atendidas 312 crianças, de segunda a quinta-feira. A instituição conta com uma equipe multi e transdisciplinar, composta por médicos especialistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e educadores físicos.
Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Roberta Costa, uma equipe multidisciplinar vai trabalhar a importância de preservar a natureza, a questão da alimentação saudável e principalmente da conservação do meio ambiente. “Com a colheita o custo será menor, além de do alimento saudável, sem agrotóxicos, com hortaliças orgânicas, plantadas por pelas próprias famílias.”