Vilas-Boas afirma que Bahia está começando a sair do alerta vermelho de casos de Covid-19

Secretário explicou que estado conseguiu absorver explosão de casos da última semana

Por Da Redação
Às

Vilas-Boas afirma que Bahia está começando a sair do alerta vermelho de casos de Covid-19

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (24), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, que o estado está começando a sair da curva de alerta vermelho. A taxa de ocupação de leitos está em 84%. Segundo o gestor, a Bahia conseguiu absorver a explosão de casos da última semana.

Vilas-Boas explicou que existe um limite para a abertura de novos leitos. “Nem sempre abrir leito é a solução mais rápida, temos um limite físico, limite de recursos humanos. O governador Rui Costa tem liberado o financiamento e o custeio, e isso não vai parar, mas é fundamental que o governo federal reporte recursos, até agora o governo federal está se isentando de custear as campanhas dos governadores contra à Covid”, disse.

De acordo com o secretário, está sendo feito um trabalho na Bahia para fazer os leitos rodarem mais rápido.

“Temos hoje 1600 leitos para a Covid no estado. Estamos fazendo um trabalho com os médicos para que os pacientes saiam mais rápido, estamos utilizando medicamentos que encurtam o tempo hospitalar. Assim há possibilidade de os leitos girarem mais vezes. Esses medicamentos são emprestados aos hospitais”, explicou.

Medidas restritivas

Fábio Vilas-Boas classificou as medidas restritivas adotadas pelo governo como fundamentais. “Hoje classificaria como um estágio ainda light do que poderá ser, ao longo da semana passada, não entramos numa situação de crise, mas se persistirem as desobediências e a curva continuar subindo numa velocidade, podemos chegar numa situação de crise, daí as medidas se tornarão mais rigorosas. Levamos quase o mês inteiro com apenas 50 pacientes precisando de UTI, agora 150 pessoa estão sem conseguir vaga, a situação parou de piorar gravemente como estava na semana passada”, avaliou.

Aglomeração

O secretário de Saúde falou ainda sobre os casos de aglomerações registrado no fim de semana em todos o estado.

Para ele, são dois motivos que causam o problema: uma delas é a sensação que o jovem tem que nada vai acontecer com ele, típico de quem está entrando na fase adulta.

“Os jovens acham que se pegar covid vão sobreviver. A segunda questão é com relação a venda da bebida alcoólica, vai chegar o momento que teremos que fechar fábricas de cerveja na Bahia”, ponderou.

De acordo com o novo decreto, volta a ser proibida a venda de bebidas alcoólicas no fim de semana em todo o estado.

Vacina

Vilas-Boas informou que novas doses devem chegar à Bahia nesta terça-feira (25), da Oxford e da Pzifer. Ainda não há previsão de chegada da Coronavac.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.