Vilas-Boas diz que situação da vacina da Covid-19 no Brasil é inconcebível

Secretário de Saúde criticou postura da Anvisa

Por Da Redação
Ás

Vilas-Boas diz que situação da vacina da Covid-19 no Brasil é inconcebível

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, tornou a criticar nesta quinta-feira (31) a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na demora pela aprovação de vacinas contra o coronavírus no país.

"A Anvisa é uma agência extremamente respeitada no mundo inteiro, tanto quanto o FDA americano. Mas ela, neste momento, está dissociada da realidade que estamos vivendo. Está querendo ser mais realista do que o rei. Não é possível que se mantenha, na vigência de uma pandemia, os mesmos critérios aprobatórios que se tem em uma situação regular. Esta semana, a Anvisa foi aos EUA para verificar se a Pfizer americana tinha boas práticas farmacêuticas. Imagina se eu vou pegar, no meio de uma pandemia dessas, perder meu tempo para checar se a Pfizer americana sabe fazer remédio", disse o titular da Sesab durante entrevista à rádio Metrópole.

Vilas-Boas afirmou que o governo brasileiro deve ditar novos rumos para garantir a aprovação dos imunizantes no país nas próximas semanas.

"Eu espero que a gente consiga fazer com que a Bahia e o Brasil possam ter acesso acelerado a duas vacinas que estão em nosso território: a vacina chinesa, que está sendo envasada no Butantan, em território brasileiro e não depende de vacinação, e a vacina russa, que agora no começo de janeiro começará a ser fabricada e produzida ao lado do Distrito Federal em uma fábrica extremamente moderna e que estava ociosa. Essa fábrica terá a condição de produzir dezenas de milhões de doses por mês", declarou.

"Imagine a situação esdrúxula de nós termos uma vacina sendo produzida no Brasil e sendo exportada porque a Anvisa não concedeu registro para esta vacina ser utilizada no país. É uma situação inconcebível e inimaginável", completou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.