• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Vina marca de novo, Vitória perde para o Ceará e dá adeus a chance de conquistar Copa do Nordeste

Vina marca de novo, Vitória perde para o Ceará e dá adeus a chance de conquistar Copa do Nordeste

Carrasco do Rubro-Negro, atacante guarda novamente contra o time e ajuda a conduzir Vozão para final

Por Da Redação
Às

Vina marca de novo, Vitória perde para o Ceará e dá adeus a chance de conquistar Copa do Nordeste

Foto: Thiago Gadelha

O Vitória deu adeus a chance de voltar a final da Copa do Nordeste depois de 11 anos. O Rubro-Negro foi derrotado pelo Ceará por 2 a 0, em confronto disputado na tarde deste sábado (24), no estádio do Castelão, em Fortaleza, pela semifinal da Lampions League. Com resultado, Vozão avançou para final da competição nordestina, e disputará o terceiro título da competição, contra o vencedor de Fortaleza e Bahia, que jogam 20h30, no mesmo Castelão.

O que se viu no começo da primeira etapa não se prolongou ao longo dos 45 minutos. O Vitória começou a partida bem em campo. Saindo bem nos contra-ataques, trocando passes de maneira organizada e bem postado na defesa, o Rubro-Negro teve uma queda de rendimento após sofrer o gol. A partida que estava equilibrada, com ataques lá e cá entre ambas as equipes, ficou mais favorável ao Vozão, que aumentou a linha defensiva, contou com os erros de passes e inofensividade do Leão para ter controle da partida. 

A primeira boa chance do jogo foi do Vitória. Aos quatro minutos de jogo, Soares deu lindo passe para David pela esquerda, o atacante dominou, entrou na área em velocidade e bateu para o gol, mas Richard, que fechou bem o gol, conseguiu abafar a finalização.

A resposta do Ceará, diferente da finalização do Leão, foi fatal. Aos 18 minutos, após ataque do Vozão em campo de ataque, Raul Prata tentou cortar a bola, mas acabou chutando contra o próprio gol do Vitória, e a bola bateu na trave de Ronaldo, mas no rebote sobrando para Vina, que testou firme para o gol vazio, abrindo o placar no Castelão. Após um período de análise do lance no VAR, o gol foi confirmado, havia uma suspeita que o atacante estivesse impedido, mas não confirmado.

Que retrospecto de carrasco tem Vina quando encara o Rubro-Negro. Desde 2018, o atacante encarou o Leão em sete oportunidades, e anotou cinco gols. Goleador.

Apesar de ter o controle do jogo, o Ceará não demonstrou tanta superioridade em campo. A partida era equilibrada, obviamente com o Vitória correndo mais atrás do placar. Porém, o que diferenciava as duas equipes, era que a maioria dos ataques costumou ser letal.

Aos 40 minutos de jogo, o carrasco Vina levantou bola na área em cobrança de falta, a zaga do Vitória bateu cabeça, e Messias testou firme no cantinho do gol de Ronaldo, ampliando o marcador e encaminhando a classificação do Vozão para semifinal.

O Ceará não estava nem um pouco nervoso em campo, até mesmo porque o Vitória produziu pouco após levar o primeiro gol, mas após a segunda bola na rede de Ronaldo, o Vozão ficou mais leve em campo. 

Sem maiores novidades, o placar foi para o intervalo com triunfo parcial do Vozão sobre o Rubro-Negro.

No retorno a segunda etapa, o Vitória já partiu para cima tentando diminuir a desvantagem em campo logo cedo.

Aos quatro minutos, David recebeu passe pelo lado esquerdo, passou para Soares, que cruzou para o meio da área buscando Samuel, mas Klaus cortou a bola antes que ela chegasse no atacante.

O Vitória voltou a chegar com perigo aos nove minutos. Aos nove minutos, de fora da área, Soares bateu no canto, mas o goleiro Richard caiu bem no canto e conseguiu espalmar a bola.

As chances do Vitória no jogo representaram a forma mais retraída em campo que o Ceará adotou. O Vozão passou a ceder mais campo para o Rubro-Negro, que por sua vez fez mais transições ao ataque, mesmo que nem todas sem erros de passes cruciais.

Com 38 minutos, o Rubro-Negro teve mais uma boa chegada. Em cobrança de falta, Eduardo soltou uma bomba na direção do gol e o goleiro Richard com uma mão espalmou a bola para longe.

Com resultado embaixo do braço e em ritmo mais preparatório para fase final, o Ceará apenas se segurava no campo de defesa a cada ataque do Vitória, que apesar de melhor em campo, não conseguiu anotar um único gol até o apito final do árbitro.

Antes da partida ser encerrada, o árbitro ainda fez uma lambança em campo. Após disputa entre Gabriel Dias e Wesley, o lateral acabou acertando o rosto do jogador do Vitória, mas sem intenção, o que não foi interpretado assim pelo árbitro, que após consulta ao VAR, expulsou o jogador do Vozão e iniciou uma grande confusão em campo, totalmente desnecessária, mas que não alterou o placar.

Análise do Vitória na partida

A diferença entre ambas as equipes é muito grande e ficou evidente no jogo desta tarde. Mais forte tecnicamente, mais organizado e mais preciso nas finalizações, o triunfo foi merecidamente ao time que mais se preocupou em vencer e chegar a final, e essa equipe foi o Ceará. Para encarar uma equipe veloz, que explora todos os setores do campo e controla o jogo após abrir vantagem, é preciso praticar um futebol intenso, ofensivo frequentemente e especialmente seguro defensivamente. Tudo que o Vitória não foi ao longo dos 90 minutos, e que explicam a eliminação.

Já era pressentido que o Vitória teria dificuldade contra o Ceará, não pelo histórico de jogo, que não entra em campo, mas pela forma por vezes apática e acomodada que representaram alguns dos triunfos pela Copa do Nordeste. O próprio triunfo sobre o Altos, pelas quartas de final, já dava indícios que o Rubro-Negro não estava preparado para um adversário do nível do Vozão, que sem dúvida é a equipe do Nordeste que disputa melhor futebol e vai em busca de mais uma taça.

Apesar de ter sido derrotado por uma equipe superior, a campanha do Vitória não pode ser desmerecida. O Rubro-Negro foi muito longe pelo elenco jovem e inexperiente que tem. A equipe foi de desacreditada no início da temporada para semifinalista da Copa do Nordeste. É algo que merece crédito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.