• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Vini Jr denuncia racismo na Champions e critica protocolo: “Racistas são, acima de tudo, covardes”

Vini Jr denuncia racismo na Champions e critica protocolo: “Racistas são, acima de tudo, covardes”

Atacante do Real Madrid relata ofensas durante vitória sobre o Benfica, lamenta falta de punição e cobra efetividade no combate à discriminação.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vini Jr denuncia racismo na Champions e critica protocolo: “Racistas são, acima de tudo, covardes”

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O atacante Vinícius Júnior voltou a denunciar um episódio de racismo no futebol europeu. Na última terça-feira (17), durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa, pelo playoff da UEFA Champions League, o brasileiro afirmou ter sido alvo de ofensas racistas após marcar o gol da partida.

Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu passe de Kylian Mbappé pela esquerda, avançou e acertou um chute colocado no ângulo do goleiro Anatoliy Trubin. Depois do golaço, comemorou dançando próximo à bandeira de escanteio, em frente à torcida adversária. A celebração gerou reação de jogadores do Benfica e resultou em cartão amarelo aplicado pelo árbitro François Letexier.

Na sequência, o atacante brasileiro procurou o juiz para relatar que havia sido chamado de “mono” - termo racista em espanhol que significa macaco. As imagens da transmissão mostraram que, durante a discussão, o argentino Gianluca Prestianni levou a camisa à boca em determinado momento.

Confira o momento:

 

Após a denúncia, Letexier cruzou os braços em “X”, acionando o protocolo antirracismo da UEFA e interrompendo o jogo por cerca de dez minutos. Jogadores do Real Madrid chegaram a cogitar deixar o campo, mas a partida foi retomada sem punições imediatas. A partir daí, Vinícius passou a ser vaiado a cada toque na bola.

Horas depois, o camisa 7 se pronunciou nas redes sociais. Em tom firme, criticou tanto os ofensores quanto a condução do caso:

 

O atacante também questionou o cartão amarelo recebido pela comemoração e a efetividade do protocolo adotado:

“Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário.”

Dentro de campo, o gol teve peso histórico. Vinícius chegou a 31 gols na Liga dos Campeões e se tornou o segundo brasileiro com mais gols na história da competição, superando Kaká. Ele agora fica atrás apenas de Neymar, que soma 42.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.