Vinícola Penedo Borges celebra 20 anos com masterclass exclusiva na capital baiana!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

Vinícola Penedo Borges celebra 20 anos com masterclass exclusiva na capital baiana!

Foto: Renata Marques

Com a proposta de iniciar as celebrações pelos seus 20 anos de história, a Vinícola Penedo Borges Bodega Boutique, referência internacional em vinhos de terroir e sustentabilidade, promoveu uma masterclass exclusiva no Palacete Tira Chapéu, na noite dessa quinta-feira (21), durante a programação da Wine Brasil Music. Conduzida por Euclides Penedo Borges, professor de enologia, fundador da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), escritor e um dos fundadores da vinícola, a experiência teve como tema “Penedo Borges e o Terroir do Alto Agrelo” e proporcionou a 30 convidados uma degustação guiada dos rótulos ícones da casa.

A degustação no evento destacou rótulos como o Ícono, o mais famoso e premiado da marca, produzido com uma seleção dos melhores lotes de cada safra elaborados pelo protocolo de microvinificação. Outro destaque é o Blanc de Malbec, um raro Malbec branco que se evidencia por sua frescura e delicadeza, complementadas por um sutil toque amanteigado que adiciona complexidade ao paladar, produzido em edição limitada; e o Cabernet Franc, elaborado 100% com uvas Cabernet Franc, enriquecidas por um envelhecimento de 6 meses em barris de carvalho americano, que confere ao vinho notas sutis de baunilha e especiarias.

Reconhecido internacionalmente, Euclides é homenageado no nome da vinícola e tem papel central na formação de profissionais e na consolidação do conceito de boutique wine na Argentina. 

“É uma enorme satisfação estar em Salvador, a terra do meu pai, em um evento tão importante para nós. Gostaria de chamar atenção para o que estamos fazendo ao completar 20 anos de existência. Uma delas é a novidade no ponto de vista da filosofia dos nossos vinhos, procurando atingir níveis de qualidade superior, com menos álcool, menos madeira e mais juventude; também pelo fato de que estamos produzindo vinhos sobre o aspecto da microvinificação, com uvas fermentadas em barrica, para produzir vinhos robustos, longevos e, ao mesmo tempo, elegantes”, destaca Euclides Penedo Borges. 

Ao lado do sócio, o baiano Cacá Tourinho Dantas, o enólogo destaca o terroir da região onde os vinhos são produzidos, ao pé da Cordilheira dos Andes, que tem tudo o que é necessário para ser produtora de uvas viníferas de qualidade e, assim, fazer vinhos de alto nível.

“É uma escala artesanal de trabalho, com recipientes pequenos e seleção de parcela, para não permitir a fermentação disparar enquanto a maceração está acontecendo. Na microvinificação são produzidas 900 garrafas por safra, em um processo que leva cerca de cinco anos para serem feitos. Buscamos várias alternativas e experiências de acordo com o amplo potencial que o vinhedo permite. É o que chamamos de “terroir do terroir”, seguimos a natureza com fidelidade. O terroir e as plantas são os grandes maestros e a gente vai tirar deles o melhor possível com a menor interferência”, conta Cacá Tourinho.

Após a masterclass, Euclides recebeu os convidados no estande da vinícola para uma sessão de autógrafos de seus livros, reforçando a conexão entre conhecimento técnico e experiência sensorial que marca a história da Penedo Borges. Durante toda a Wine Brasil Music, que acontece até o dia 24 de agosto, a vinícola apresentará nove rótulos em degustação, reforçando sua proposta de produção boutique, sustentável e de alto padrão.

A Penedo Borges Bodega Boutique se destaca pelo cuidado na elaboração de rótulos premium e pela excelência dos terroirs escolhidos, localizados a 1.050 metros acima do nível do mar, no ponto mais alto de Agrelo, em Luján de Cuyo, na cidade de Mendoza, na Argentina, onde está sediada. 

*Vinícola de origem brasileira*

A Penedo Borges nasceu do sonho de cinco empresários brasileiros apaixonados por vinhos e pela Argentina, dentre eles, os baianos João Carlos (Cacá) Tourinho Dantas e José Caetano de Paula Lacerda, que junto aos cariocas Otávio Paiva e Ricardo Moraes Pinto e ao capixaba de raízes baianas Euclides Penedo Borges decidiram investir em Alto Agrelo, Luján de Cuyo, conhecida como “la primera zona del Malbec “, em Mendoza, região vitivinícola consagrada na Argentina, adquirindo uma propriedade de 69 hectares com vinhedos antigos de Malbec e Cabernet Sauvignon.

Com produção anual de aproximadamente 200 mil garrafas, a vinícola mantém o perfil boutique: cada rótulo é elaborado em pequena escala, artesanal, com práticas de microvinificação e foco em vinhos premium. Todo o processo produtivo é sustentável, com emprego de agricultura regenerativa, uso de energia solar e tratamento de efluentes. Foi a segunda vinícola Argentina a receber “B Certificate” - o certificado internacional que atesta responsabilidade social e ambiental; recebeu também o Selo de Sustentabilidade Argentino. Em 2024, a Penedo Borges recebeu Medalha de Ouro de Enoturismo como a melhor vinícola boutique da região.

Em Salvador, a Penedo Borges funciona de forma direta da vinícola para o distribuidor, tendo como representante local a empresária Soraya Batista, em um modelo inovador de distribuição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.